3º Colóquio de Fotografia da Maia com enfoque internacional e alerta climático
Iniciativa decorre nos dias 21 e 22 de fevereiro com expansão da área expositiva.
A Câmara Municipal e a Associação Cultural Dez Quinze inaugura esta tarde, pelas 18h00, o terceiro Colóquio de Fotografia da Maia, uma iniciativa que se destaca, este ano, pela internacionalização e ampliação da área expositiva. Para além do foyer do Fórum da Maia, a Galeria D. Manuel II será o espaço central da mostra fotográfica, já o Pequeno Auditório, será o local destinado às apresentações dos projetos dos fotógrafos convidados.
No domínio da programação das exposições para esta terceira edição, esta foi delegada pela Associação Cultural Dez Quinze ao reputado curador Rui Prata, responsável pela Imago Lisboa Photo Festival. A temática versada nos trabalhos expostos no Fórum da Maia é a do “Aquecimento Global – mais um alerta”. A outra mostra intitulada “Para o Horizonte” ficou a cargo do IPCI para dar visibilidade ao trabalho, talento e potencial de fotógrafos emergentes.
Da lista de fotógrafos que expõem os respetivos trabalhos constam os nomes de Carlos Costa Pereira (Portugal), Charlotta Maria Houksdóttir (Islândia), Fabio Cian (Itália), João Salgueiro Baptista (Portugal), Luísa Ferreira (Portugal), Magda Pinto (Portugal), Mandy Barker (Inglaterra), Margaux Senlis (França), Ragnar Axelsson (Islândia) e Zed Nelson (Inglaterra).
Paralelamente aos trabalhos, mas também a integrar a programação, existirá algo reservado para “os mais nostálgicos”. Ao longo da tarde de sábado, entre as 14h30 e as 19h00, Diogo Batista, com recurso à sua câmara afegã, convidará todos os participantes e o público em geral a um “Retrato à la minute”.
O período das sessões de apresentação dos projetos de fotografia de São Trindade (15h00 às 15h45), Tito Mouraz (16h00 às 16h45) e André Cepeda (17h30 às 18h15). Os fotógrafos intervenientes irão discorrer sobre as temáticas, conteúdos, metodologias e abordagens inerentes à criação dos seus trabalhos. Será ainda de realçar que as referidas apresentações contam com projeções de imagens dos autores e esses artefactos fotográficos servirão como auxiliares de reconhecimento do labor dos mesmos, bem como de recursos de explicitação dos respetivos processos criativos.
O acesso a toda a iniciativa é livre, sendo a inscrição no masterclass e no workshop o único requerimento para os interessados. As inscrições devem ser dirigidas, individualmente, a inscricoescfm@gmail.com, com informação da atividade pretendida.
Programa: https://www.cm-maia.pt/viver/cultura/noticias-e-eventos/evento/iii-coloquio-de-fotografia-da-maia