8ª edição da Corrida Fernanda Ribeiro, «corrida abençoada»
Foi junto à Câmara Municipal da Maia que se realizou mais uma edição da prova que homenageia a atleta portuguesa mais medalhada de sempre.
O dia começou chuvoso, mas nem a meteorologia impediu as dezenas de atletas a correrem 10 quilómetros pelo centro da cidade. A atleta que dá nome à corrida começou por agradecer a todos que, «mesmo num dia com chuva», marcaram presença. Fernanda Ribeiro disse ainda que esta foi «uma corrida abençoada», pelas condições que se fizeram sentir.
Pelas 10 horas, foi Hernâni Ribeiro, vereador do Desporto, quem deu o tiro de partida para o arranque da 8ª edição da Corrida Fernanda Ribeiro.
Para o vereador «é sempre um dia espetacular para a nossa cidade». «Primeiro porque, no fundo, através do nome desta corrida, homenageamos a nossa grande campeã, Fernanda Ribeiro, e por outro lado, é uma prova que anima e enche de um colorido muito especial as ruas da Maia. É uma prova que tem estas duas vertentes, a mais competitiva e a de lazer, e que acima de tudo inspira outras pessoas a começar, de facto, a caminhar e a correr, porque é importante para o nosso bem-estar e para a nossa qualidade de vida», diz.
Já Fernanda Ribeiro refere que, sendo a oitava corrida, «as pessoas ainda demonstram muito respeito por mim e, por isso, considero-as a todas minhas amigas». Face à importância da prática de atividades desportivas, a atleta diz ainda que faz «constantemente um apelo ao desporto, principalmente para que as mulheres pratiquem desporto, seja qual for a modalidade».
Fazendo referência ao período de confinamento, devido à Covid-19, Fernanda Ribeiro diz ainda «foi muito o tempo que passámos fechados em casa, sem poder ir a caminhadas, sem poder participar em provas, por isso é bom sermos livres e estarmos aqui hoje».
Passados 33:04 minutos do início da corrida, Rui Pinto e José Moreira cruzaram a linha da meta, quase em simultâneo. Quarenta segundos depois foi a vez de Pedro Pereira dar por finalizada a prova, fechando assim o pódio geral masculino.
No que se refere ao pódio geral feminino, coube a Nataliya Popova cruzar a meta aos 43:55minutos, seguida por Susana Maia, aos 44:09, e por Rita Bacelar, aos 44:45.