Câmara da Maia oferece apoios à causa animal
Para celebrar o Dia do Animal, a Câmara Municipal da Maia entregou subsídios, no valor de 15 000 €, a associações concelhias que se dedicam a cuidar de animais.
No dia 4 de outubro, pelo fim da tarde, a Câmara Municipal da Maia recebeu no Salão D. Pedro V, as três associações maiatas que se destinam a cuidar animais de estimação, como cães e gatos, assim como à proteção e preservação de espécies selvagens, como ouriços-cacheiros.
“O Cantinho do Tareco”, “CãoViver” e “Amigos Picudos” foram as associações presenteadas com um subsídio no valor de 5 000 € cada.
Sendo o MaiaHoje, o órgão de comunicação social presente nesta cerimónia obteve declarações exclusivas do presidente da autarquia, onde este demonstrou a sua boa vontade em ajudar, «não estamos a dar nada, estamos a retribuir o que estas associações nos dão, a nós e à comunidade». O mesmo acrescenta a possibilidade de futuramente, «duplicar e triplicar o valor, uma vez que são ajudas e subsídios que se forem bem geridos no nosso território, são dinheiros bem aplicados».
Para a “CãoViver”, associação de proteção animal, o «fundo vai ajudar-nos a pagar as contas», uma vez que, a pandemia veio prejudicar a divulgação do projeto. Com início em 2011, a “CãoViver” funciona na totalidade ao nível do voluntariado. São realizadas «várias ações de sensibilização, dentro do concelho. Tentamos chamar a atenção das pessoas para a causa animal e para os cuidados que devem ter com os animais. Também fazemos a recolha de animais quando nos é possível, colocando-os depois para a adoção».
Para além da “CãoViver”, também “O Cantinho do Tareco” foi umas das associações subsidiadas pela autarquia. Segundo as representantes do gatil, o valor cobrirá as «despesas veterinárias, medicamentos e ração». “O Cantinho do Tareco” tem hoje um espaço, cedido pela Câmara Municipal da Maia, onde estão alojados cerca de 80 felinos.
Na cerimónia de entrega dos apoios municipais também marcaram presença, os “Amigos Picudos”, associação direcionada para a proteção e preservação dos ouriços-cacheiros. Em declarações ao MaiaHoje, «o subsídio é muito importante. Vamos adquirir com este dinheiro uma máquina de anestesia. É uma ajuda muito importante para nos ajudar a fazer a sedação dos animais nas próprias instalações».
António Silva Tiago admite estar mais atento a estas causas. Para além destes apoios, o presidente afirma estar na forja, a construção de parques caninos, em todo o concelho, assim como «um centro de excelência e bem-estar animal». Destaca, novamente, o papel destas associações «que estão instaladas em espaços públicos municipais, não pagam rigorosamente nada. Ajudamos a instalar, ajudamos com subsídios como este que acabamos de entregar e queremos fazer mais. Temos o dever de retribuir ao mesmo nível».