Maia |“Casa Aberta” para os mais de 65 anos, já este fim de semana
Nestes últimos dias temos assistido a um crescimento pandémico em Portugal, a ultrapassar os 2 000 casos por dia. As mortes aumentam, assim como os internamentos, daí a necessidade de acelerar o processo de vacinação contra a covid-19 bem como o da gripe. A terceira dose surge pela necessidade de reforço a pessoas com 65 anos ou mais, sendo a prioridade as pessoas com 80 ou mais anos, utentes de lares, da rede de cuidados continuados e de outras instituições similares.
Na Maia, o único centro disponível e mais próximo encontra-se em Gemunde, onde os idosos se deverão deslocar.
Emília Santos, vereadora da Câmara Municipal da Maia, refere que «para dar continuidade à campanha de vacinação e como forma de aumentar a acessibilidade dos utentes à vacinação, até ao dia 19 de dezembro de 2021, o centro de vacinação em Gemunde funciona, em dias úteis, das 8h às 16h e ao fim-de-semana e feriados, das 8h às 9h, em regime marcação; das 9h00 às 17h00 em modalidade “casa aberta”, das 17h00 às 20h00 em regime marcação».
O balanço da vacinação é positivo para o concelho da Maia, uma vez que o regime “casa aberta” encontrar-se-á disponível para os mais de 65 anos, já a partir deste fim de semana.
No entanto, os utentes com mais de 65 anos já podem agendar a sua vacina. Para isso, basta aceder à página da DGS, onde o utente pode selecionar o local e a data mais conveniente para ser vacinado.
Para servir mais rapidamente e comodamente os utentes, «a Câmara Municipal da Maia, para operacionalização desta campanha de vacinação tem contribuído tanto com Recursos Humanos como Apoio Logístico. Entre os Recursos Humanos está a contratação de enfermeiros; apoio com funcionários do município; polícia municipal; proteção civil e empresa de segurança. Para apoio logístico há reforço de computadores, internet, telemóveis e recolha de resíduos hospitalares e transporte». Neste último apoio referido, «as Juntas de Freguesia, a Cruz Vermelha Portuguesa- Delegação da Maia e as corporações dos Bombeiros Voluntários de Moreira e dos Bombeiros Voluntários de Pedrouços, asseguram o transporte, dos munícipes, sempre que necessário».
O Relatório de Situação de ontem, dia 18 de novembro, revela o surgimento de mais 2 398 casos confirmados, estando grande parte deles localizados na região de Lisboa e Vale do Tejo. Há a lamentar 12 mortes. Os internamentos continuam a aumentar, com 523 pessoas internadas, mais nove que no dia anterior. Também a incidência encontra-se em ascensão, havendo no continente, 172,9 casos de infeção por 100 000 habitantes.
Segundo a Direção Geral da Saúde (DGS), há 608 600 pessoas com a terceira dose da vacina contra a Covid-19. Foram administradas contra a gripe 1 371 000 doses, sendo que 370 259 foram em farmácias.