Portal da Queixa registou uma média superior a 500 reclamações por dia
Em 2021, a plataforma online, Portal da Queixa, recebeu mais de 173 mil reclamações. Uma média diária superior a 500.
O Portal da Queixa recebeu mais de 173 mil reclamações, no ano de 2021, naquele que foi o oitavo ano consecutivo de crescimento da plataforma. Esta, registou uma média superior a 500 reclamações por dia. As categorias mais reclamadas foram o Correio, Transporte e Logística; Serviços da Administração Pública e Comunicações, TV e Media. O ano passado fica ainda marcado pelo aumento das queixas relativas a burlas online, mais reclamações no setor da saúde e também nos serviços públicos.
O Portal da Queixa é a plataforma online que mais recebe reclamações em Portugal. A evolução verifica-se pelo oitavo ano consecutivo, tendo registado um crescimento de 7% face a 2020. A plataforma global de comunicação entre consumidores e marcas continua a consolidar o seu posicionamento de referência nacional em matéria de consumo e a ser o canal eleito pelos portugueses na hora de reclamar e de pesquisar sobre marcas.
Num ano que continuou atípico, pelo contexto pandémico, os portugueses mostraram o seu descontentamento e insatisfação com vários serviços prestados. No Portal da Queixa, voltou a assistir-se a um novo recorde anual de reclamações registadas: um total de 173.853. Uma média diária superior a 500 reclamações durante os dias úteis da semana.
A análise do Portal da Queixa identificou quais os setores com o maior volume de reclamações em 2021. No TOP 5 estão: Correio, Transporte e Logística; Serviços e Administração Pública; Comunicações, TV e Media; Informática, Tecnologia e Som e, em quinto lugar, Água, Eletricidade e Gás.
Durante a pandemia, consumidores aderiram mais às compras online. Nesta altura verificam-se que as dificuldades na entrega de milhares de encomendas que circularam pelo país foram sentidas em quase todas as empresas que operam neste sector. Assim, a categoria Correio, Transporte e Logística mantém o primeiro lugar de 2020, tendo sido a mais reclamada pelos portugueses.
A partir da Páscoa, o plano faseado de desconfinamento veio permitir a retoma da maioria das atividades. Com o regresso à normalidade das rotinas, no Portal da Queixa verificou-se um aumento de reclamações em categorias como Desporto, Ginásios e Clubes e Cultura, Lazer e Diversão. A análise efetuada indica que no TOP 5 das categorias com maior variação face a 2020 estão: Internet, Sites e Negócios (uma subida de 46%); Construção, Indústria e Manufactura (41%); Desporto, Ginásios e Clubes (37%); Mobiliário, Decoração e Eletrodomésticos (24%) e Cultura, Lazer e Diversão (19%).
reclamações geradas em 2021, revela ainda que, não obstante o elevado número de queixas, foram várias as marcas que demonstram uma preocupação na resolução dos problemas reportados pelos consumidores no Portal da Queixa. Nas categorias com Maior Taxa de Solução destacaram-se: Água, Eletricidade e Gás; Correio, Transporte e Logística, Hiper e Supermercados, Informática, Tecnologia e Som e Comunicações, TV e Media. De salientar que, quatro destas categorias estão no TOP 5 das mais reclamadas.
De acordo com os dados analisados, o ano de 2021 fica ainda marcado pelo contínuo aumento de queixas relativas às burlas online, reclamações relacionadas com o setor da Saúde e o aumento das queixas dirigidas ao setor público.
Sónia Lage Lourenço, CEO do Portal da Queixa, analisa este crescimento e o perfil do novo consumidor, dizendo que «é inegável que somos a plataforma de referência para a partilha pública de reclamações. Os consumidores confiam no Portal da Queixa para resolver os seus problemas, mas também para os evitar. O ano que termina demonstrou, mais uma vez, o papel importante que temos numa nova realidade de consumo. Hoje, o consumidor está mais atento e exigente. As marcas que trabalham connosco sabem disso e estão na linha da frente para prestar um melhor serviço ao cliente. E o consumidor sabe que na nossa plataforma encontra informação real e isenta».