“Ruralidades” de Jorge Bacelar no Ateneu do Porto
A primeira grande exposição do fotógrafo português, premiado internacionalmente, foi inaugurada no Ateneu Comercial do Porto no passado sábado, dia 29 de janeiro.
Jorge Bacelar, médico veterinário e fotógrafo, estreou-se nas exposições de grande formato, numa noite que prometia trazer o mundo rural para a vida citadina.
Nas imagens expostas em “Ruralidades” é possível ver «muito da nossa cultura, da nossa gente, das espécies autóctones e da nossa identidade», começa por dizer Jorge Bacelar, saudando todos os visitantes do Ateneu Comercial do Porto.
Tendo-se iniciado no mundo da fotografia «há relativamente pouco tempo», foi no facto de fazer clínica de campo que Jorge Bacelar viu «espaço para encontrar as condições perfeitas para fotografar». «Se não tivesse seguido esta profissão penso que nem fotografava», refere o médico veterinário, acrescentando que «ter os meus agricultores aqui hoje expostos é como coloca-los no local certo».
Jorge Bacelar diz ainda ser «muito importante trazer “Ruralidades” até ao Porto, porque muitas vezes tudo isto passa ao lado da vida das pessoas. O mundo que fotografo é um mundo entre portas, dentro dos currais, dentro das suas casas, um mundo que muita gente não conhece».
Pelos corredores do Ateneu circulava José Sousa, agricultor retratado numa das fotografias da mostra, e recordou o dia em que conheceu o fotógrafo. «Conheci o doutor Jorge quando foi fazer uma colheita de sangue aos meus animais, depois desse dia ficamos com uma amizade muito grande».
O agricultor de Estarreja disse ainda ter gostado de ver «o resultado final de todas as fotografias», acrescentando, em tom de brincadeira, «como é obvio a que eu mais gosto é esta onde apareço».
Sobre todo este trabalho, Jorge Bacelar adita, de igual forma, que «estarem aqui as fotografias deles (agricultores) é como que um agradecimento pelas horas que trabalham, pelo grande esfoço que fazem e pela vida que dedicam ao mundo rural». «Encontrei, assim, uma maneira de os perpetuar».
“Ruralidades” vai estar patente ao público, no Ateneu Comercial do Porto, até dia 28 de fevereiro.
Curiosidades sobre o fotógrafo
Nascido em 12 de junho de 1966, em Figueira de Castelo Rodrigo, Jorge Bacelar iniciou-se na fotografia apenas em 2013, mas esta arte ganhou rapidamente uma importância central na sua vida.
Em 2021, venceu o prémio do Público no “Travel Photographer of the Year”, uma das maiores competições de fotografia de viagens do mundo, e no ano anterior ficou entre os 50 finalistas mundiais no concurso “Best Photo of 2020”.
As gentes de Estarreja e Murtosa são a sua grande fonte de inspiração, traduzida em fotografias de qualidade crua, que mostram a relação próxima do fotógrafo com as pessoas retratadas.