Na Maia, a correr pela Liberdade
Foi no passado dia 24 de abril que se realizou a sexta edição da Corrida da Liberdade – Maia Cidade do Desporto. Cerca de 500 participantes marcaram presença no Estádio Professor Doutor José Vieira de Carvalho, para este evento.
O relógio marcava as 10:45h, quando Hernâni Ribeiro, vereador do Desporto, deu o tiro de partida da sexta edição da Corrida da Liberdade. Num dia em que a chuva ainda ameaçou cair, foi o sol que criou as «condições perfeitas» neste dia.
Segundo Pedro Soares, membro da ProEvents, «para nós é importante comemorar a liberdade, mas é ainda mais importante, na perspetiva das provas nacionais, estarmos na Maia, cidade do Desporto». «Este é um concelho de referência naquilo que é o desporto, naquilo que é uma cidade, que ao longo dos anos tem, mantém e cresce a nível de infraestruturas desportivas. Esta corrida, com a sua particularidade de começar e acabar no Estádio Professor Doutor José Vieira de Carvalho, é para os atletas sempre um prazer correr na Maia», diz Pedro Soares.
«Temos cerca de 500 participantes, vindos de Valença, Coimbra e, claro da Área Metropolitana do Porto. Esta foi uma adesão dita normal em provas como esta», acrescenta ainda o membro da organização.
Para Hernâni Ribeiro, «esta é uma das muitas boas formas de celebrarmos o 25 de abril». «É fundamental comemorarmos este momento tão importante para o nosso país, foi neste dia que adquirimos a plenitude dos nossos direitos, das nossas liberdades, e penso que o desporto também faz isso de uma forma eficaz», refere o vereador.
«Conseguirmos associar esta efeméride a uma prova desportiva, em que também há liberdade, de corrermos e caminharmos, creio que é uma associação feliz», diz.
Passavam 35 minutos e 30 segundos da hora de partida, quando Nelson Lopes cruzou a linha da meta. Foi o primeiro atleta a fazê-lo, tendo assim ganho o primeiro lugar do pódio geral masculino, nos 10 km. «Era um sonho que eu tinha, andava a tentar há cinco anos e, de há um ano para cá, tenho marcado presença nos pódios. Prometi a mim mesmo que um dia ia ser o primeiro classificado e atingi, hoje, esse grande objetivo», diz, orgulhoso da sua conquista.
Já nos 5 km foi a família Barroso a primeira a atravessar a meta. Vindos de Lisboa e, com o objetivo de conhecer o Porto e a Maia, participaram na caminhada porque «foi uma boa forma de conhecermos a cidade».
«É uma alegria podermos comemorar este dia em família e, claro está, comemorarmos os nossos prazeres», quem o diz é António Barroso, que junto da esposa e do filho, quis celebrar o 25 de abril de forma desportiva.
Olga Freire, presidente da Junta de Freguesia da Cidade da Maia, que entregou diversos prémios aos atletas vencedores dos vários pódios, refere que «o desporto liberta e há quem pratique para se libertar de algum stress, portanto é com muito gosto que Junta de Freguesia está, mais uma vez, ao lado da organização e patrocinadores».
Estando a Cidade da Maia «habituada a receber desportistas», para as mais diversas provas, Olga Freire diz ainda que «o concelho está sempre com o desporto “no top” e, esta, é só mais uma prova disso mesmo».