Maia adere a iniciativa para dinamizar voluntariado jovem
Maia é um dos municípios da 1ª edição da Academia Metropolitana de Voluntariado. Iniciativa promove o voluntariado nas áreas- social, património arqueológico, património florestal e proteção animal.
Entre os dias cinco a nove de setembro realiza-se a 1ª edição da Academia Metropolitana de Voluntariado, uma iniciativa que visa promover as melhores práticas de voluntariado solidário orientado para objetivos e resultados, através de um planeamento e capacitação adequados a cada missão em concreto.
O nosso município já confirmou a sua participação e irá promover as “Férias Desportivas”, onde os voluntários irão prestar apoio na organização e desenvolvimento das atividades desportivas, com o objetivo de promover o trabalho de equipa e o espírito colaborativo. Para além disto, irá ser construído um hibernáculo para fauna autóctone no Corredor do Rio Leça, em que os voluntários terão formação quer para a construção da estrutura, quer sobre a importância destes locais para fomentar a biodiversidade.
A iniciativa está aberta para jovens dos 15 aos 17 anos e decorrerá em formato residencial, com alojamento e refeições incluídas; seguro; acampamento da equipa da Pista Mágica e da Área Metropolitana do Porto.
A semana termina com o “Evento de Reconhecimento Metropolitano”, onde será valorizado o esforço e a dedicação destes jovens, que passarão a integrar a Comunidade Metropolitana de Voluntariado Jovem.