Maia| Tudo a postos para a maior prova de Ginástica Acrobática do mundo
ATUALIZAÇÃO| Trio do Acro Clube da Maia conquista ouro na Taça do Mundo
Terminadas as provas, Eduarda Portela, Joana Pinto e Carolina Marques, garantiram o ouro para Portugal. As atletas do Acro Clube da Maia, já tinham conquistado o primeiro lugar no segundo dia de qualificações da Taça do Mundo. Na final venceram com 29 360 pontos. As ginastas Yasmin Rodrigues e Beatriz Carneiro ficaram na quinta posição com 26 290 pontos. Contudo, as atletas do Acro Clube da Maia não foram as únicas portuguesas a conquistar prémios. O par masculino Miguel Lopes e Gonçalo Parreira conquistaram o segundo lugar. Já o par misto Luís Ferreira e Beatriz Mota e a equipa masculina composta por João Teles, Nuno Santos, Vicente Colaço e Gonçalo Sampaio, ganharam a medalha de bronze.
Realizou-se hoje, dia nove de março, a conferência de imprensa para apresentação pública do evento da Taça do Mundo de Ginástica Acrobática e do MIAC.
O evento teve lugar no Salão Nobre da Câmara Municipal da Maia e contou com a presença de Hernâni Ribeiro, vereador do desporto da autarquia maiata; Manuel Barros, presidente do comité organizador do MIAC e vice-presidente do comité organizador da Taça do Mundo; Miguel Balsas, vice-presidente na Federação de Ginástica de Portugal; Yuri Holiak, delegado da Federação Internacional de Ginástica; Lourenço França, diretor técnico do MIAC e do Maia Fig Acro World Cup; atletas e outras personalidades ligadas à prova.
Organizada pelo Acro Clube da Maia com o apoio da Câmara Municipal da Maia, da Federação de Ginástica de Portugal e da Federação Internacional de Ginástica, estas competições decorrem entre os dias nove e 12 de março, no Complexo Municipal da Maia e no Complexo Municipal de Ténis. Nesta edição registou-se um número recorde de participantes, com mais de 1 800 pessoas inscritas e mais de 1 600 ginastas.
Em entrevista ao Jornal da Maia, Hernâni Ribeiro sublinha a importância deste evento para o município «por um lado porque a ginástica acrobática tem uma grande tradição na Maia e, por outro lado, é uma modalidade que se insere no nosso Centro de Alto Rendimento e, portanto vai de encontro à nossa estratégia de divulgação». Quando à participação do Acro Clube da Maia, o vereador não poupou elogios à coletividade «é extraordinário, ao nível do que faz com os seus atletas no treino e na competição desportiva, mas também ao nível da organização».
Já Manuel Barros, presidente da direção do Acro Clube da Maia, agradeceu o apoio «imprescindível» da autarquia e das Federações, mas quanto ao seu clube, o presidente admitiu que «as expectativas são sempre as mais altas, temos sempre a expectativa de ter um lugar no pódio, em todas as categorias» acrescentando que «foi dessa forma que habituamos os portugueses e os maiatos e é isso que vamos tentar fazer».
No final da conferência de imprensa, seguiu-se uma reunião técnica com Lourenço França.
Curiosidades:
Segundo comunicado de imprensa, nesta XVII edição do Maia International Acro Cup e XI edição da Maia FIG Acro World Cup atingem-se números nunca vistos em qualquer outro torneio Mundial de Ginástica Acrobática:
- + 1800 Pessoas inscritas
- + 1600 de Ginastas
- 88 Delegações;
- 26 Países.
- + de 150 voluntários;
- + de 10.000 horas de voluntariado;
- + de 8000 dormidas no parque hoteleiro da região;
- + de 18.000 refeições;
- + de 12.000 € em Prize Money;
- + de 10.000 visitantes distribuídos por quatro dias de pura competição;
Bruna Pinto Lopes, jornalista
Joana Silva, trainee