Agrupamento de Escolas da Maia convidado a apresentar projeto laureado
É uma das iniciativas da Área Educativa da Comissão Europeia que visa apoiar e reconhecer os professores, o ensino, e a aprendizagem inovadores nas escolas.
No passado dia 28 de março, no evento de Lançamento dos Concursos EITA e Selo Europeu para as Línguas, o Agrupamento de Escolas da Maia foi convidado a apresentar o projeto laureado com o Prémio Europeu de Ensino Inovador (European Innovative Teaching Award) pela Agência Nacional Eramus+, refletindo sobre o impacto dos prémios EITA para o setor da Educação.
Em 2021, o Agrupamento de Escolas da Maia foi premiado pela Comissão Europeia com o Prémio Europeu de Ensino Inovador (European Innovative Teaching Award) pelo projeto Erasmus+, desenvolvido entre 2017 e 2019, com as escolas do 1ºciclo do agrupamento.
Este projeto introduzia cenários pedagógicos inovadores, apoiados nas tecnologias e em metodologias centradas no aluno, visando transformar as práticas pedagógicas dos docentes envolvidos. É uma das iniciativas da Área Educativa da Comissão Europeia que visa apoiar e reconhecer os professores, o ensino, e a aprendizagem inovadora nas escolas.
Os prémios em 2021 destacavam abordagens inovadoras de ensino e aprendizagem, em aprendizagem à distância e blended learning, criadas por projetos Eramus+, nos diversos setores: Educação Pré-Escolar, 1ºciclo, Secundário, bem como Ensino e Formação Profissional.
A cerimónia de apresentação dos laureados foi no dia 16 de setembro de 2022 através de videoconferência e a Cerimónia dos Prémios, apresentada por Mariya Gabriel, Comissária de Inovação, Pesquisa, Cultura, Educação e Juventude, celebrou os projetos vencedores no dia 20 de outubro do ano passado.
Joana Sousa e Silva, trainee
Bruna Pinto Lopes, jornalista