Município da Maia celebrou 49 anos de Liberdade

Município da Maia celebrou 49 anos de Liberdade

Os 49 anos da Revolução de 25 de Abril de 1974 foram celebrados um pouco por toda a cidade da Maia. As comemorações iniciaram-se na Praça Doutor José Vieira de Carvalho, ao som das duas bandas filarmónicas do concelho- Banda Marcial de Gueifães e da Banda de Música de Moreira da Maia.

Após este momento, foi altura de António Silva Tiago, presidente da Câmara Municipal e António Bragança Fernandes, presidente da Assembleia Municipal, hastearem as bandeiras nacional e a do município, ao som d’A Portuguesa, assinalando os 49 anos do início do regime democrático, comemorado em feriado nacional.

Seguiu-se a sessão solene da Assembleia Municipal da Maia, realizada no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com intervenção dos diversos partidos com representação no órgão deliberativo. As intervenções iniciaram-se com o presidente da autarquia, seguindo-se Catarina Maia da IL (Iniciativa Liberal); Sofia Rios Batista, deputada independente; Paula Pinho da Costa do PAN (Pessoas, Animais e Natureza); Carla Ribeiro, CDU (Coligação Democrática Unitária); Sérgio da Silva e Sousa, BE (Bloco de Esquerda); Sandra Godinho, PS (Partido Socialista); Marco dos Santos, coligação Maia em Primeiro.

Foto José Lopes

António Bragança Fernandes finalizou a sessão, destacando «a liberdade de expressão e de escolha, a democracia e a tolerância» e agradeceu a todos «os democratas, que nesta Assembleia Municipal servem a Maia, participando ativamente nos debates e nas votações dos assuntos de interesse da comunidade». O autarca ainda deixou uma mensagem de esperança aos maiatos «que enfrentam dificuldades e carências, ou que vivem a experiência da solidão, recordando particularmente os nossos seniores, a quem deixo um afetuoso abraço de amizade». Para terminar, Bragança Fernandes sublinhou «a liberdade é como o ar que se respira e, tal como ele, só lhe damos verdadeiramente valor, quando ela nos falta».

Do programa fez, ainda, parte as atuações do Ensemble de Guitarras do Conservatório de Música da Maia e do Coral Infantil Municipal Pequenos Cantores da Maia, que encerrou as comemorações do 25 de Abril a interpretar o Hino de Portugal.

Freguesias celebraram a Liberdade

Durante este dia, várias foram as freguesias do concelho da Maia, que celebraram o 25 de Abril, com várias atividades alusivas à data.

Em Águas Santas, o dia começou com o hastear de bandeiras, seguindo-se a cerimónia evocativa com apresentações dos alunos do 4º ano do Ensino Básico das escolas de Águas Santas. Pela tarde, os aquasantenses puderam assistir à peça de teatro “A Flor e o Canhão” interpretada pela Escola de Teatro dos Fontineiros da Maia. De seguida, o grupo Jacounce Academy apresentou uma coreografia, intitulado “25 de Abril, sempre!” e por fim, a atuação do Coro Querubins de Águas Santas.

Foto Facebook

Na vila de Moreira, as comemorações decorreram durante a manhã. Iniciaram-se com o hastear de bandeiras na Junta de Freguesia, com a participação da Academia Maia Vida, que interpretou a música “Grândola, Vila Morena”, bem como, da Fanfarra dos Bombeiros de Moreira da Maia. O encerramento decorreu na Praça do Exército Libertador Feira de Pedras Rubras, com o concerto da Banda de Música de Moreira da Maia.

Foto José Lopes

Já em Pedrouços, o dia começou com a atuação da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Pedrouços e seguiu-se o Hastear das Bandeiras junto ao Auditório Augusto Simões. Por fim, a Assembleia de Freguesia de Pedrouços organizou uma Sessão Solene no Auditório Augusto Simões da Junta de Freguesia.

Em Vila Nova da Telha, as comemorações começaram mais cedo. No dia 22 de abril realizou-se uma tertúlia, onde se falou de uma data que mudou os acontecimentos do nosso país. Com figuras ilustres no painel, como Hugo Cancela, vice-presidente da JSD Maia; Dalila Martins, professora de história; João Couto Lopes e José Martins, antigos membros da Assembleia de Freguesia de Vila Nova da Telha e Floriano Pinho Gonçalves, ex-presidente de Junta de Vila Nova da Telha e uma sala composta maioritariamente por jovens, foi dado a conhecer o panorama, de várias perspetivas do 25 de abril.

Foto Facebook

Compartilhar este post