Festival de música tradicional portuguesa regressa em setembro à Maia
A 15 e 16 de setembro regressa o festival de música tradicional portuguesa, o Maia Folk Music Fest, em palco instalado no Parque Cidade Desportiva da Maia, numa organização da “In Rock Trust” em parceria com a Divisão de Cultura da Câmara Municipal da Maia.
Depois de estrear em 2021 e com lotação esgotada, o festival regressa a 15 de setembro com atuações do grupo “Coletivo Capela” e “Pé na Terra”. “Crua” abre o segundo e último dia de festival (16 de setembro), seguindo-se as atuações de “Monte Lunai” e “DJ Gaiteirinho”.
A entrada é livre.
15 DE SETEMBRO
18h30
“Coletivo Capela”
Grupo de Música Tradicional Portuguesa, de origem familiar, que envolve várias gerações. Representa a nossa união familiar pela Música, em particular pela música tradicional, sendo o cancioneiro popular a nossa principal inspiração.
Recolhemos e arranjamos cantigas tradicionais, assim como criamos canções novas inspiradas no cancioneiro popular. Soladas pela simplicidade das cordas vocais, e animadas pelas cordas do cavaquinho, da viola braguesa e das guitarras, com um toque de percussão.
Criamos a festa, com alegria e boa disposição, celebrando sempre, a música tradicional portuguesa.
21h30
“Pé na Terra”
Pé na Terra é uma das bandas mais consistentes na área da música tradicional portuguesa e com uma afinidade única com o público.
No seu historial conta mais de 180 concertos realizados na Europa e em África austral, três álbuns editados – PÉ NA TERRA (2008), 13 (2010), SARILHO (2015) e o prémio no Eurofolk’08.
Com as raízes no passado da música tradicional portuguesa, mas com os pés bem assentes na música do presente, os Pé na Terra têm contribuído para aproximar gerações através de arranjos modernos para temas tradicionais e de cantautor.
Esta banda, nascida no Porto em 2005, tem vindo a solidificar a sua carreira no circuito da world music.
16 DE SETEMBRO
18h30
“Crua”
Adufes, vozes e outras percussões.
Olhando para a música tradicional, procuramos a identidade e o sentimento como um processo vivo.
O repertório é plural, com forte incidência portuguesa, onde o adufe assume um lugar predominante.
21h30
“Monte Lunai”
Os Monte Lunai têm percorrido o país e participado em variados eventos, e a resposta tem sido muitíssimo positiva. Trata-se de um projeto muito interessante e original, que assenta na música tradicional europeia (world music), cujo objectivo é também fazer com que o público participe nas danças que vão sendo demonstradas ao longo do espectáculo. O resultado é invariavelmente o mesmo e resulta na participação massiva dos espectadores, desde os mais juniores ao mais seniores.
23h30
“DJ Gaiteirinho”
Músico e DJ é bastante conhecido por trazer aos palcos de festivais, bares e festas, os sons da World Music e Folk, levando o publico a viajar por paisagens sonoras que vão desde a Folk Europeia à música dos Balcãs, Africa, Oriente, América, etc.. São Sets de muita música variada dedicada sempre ao evento e com momentos onde introduz os seus instrumentos, tocando ao vivo.