“World Press Photo” é inaugurada hoje, no Fórum da Maia
A principal competição mundial de fotografia jornalística e documental regressa ao Fórum da Maia para contar as histórias do ano, com destaque para os impactos da guerra na população civil, a emergência climática e o papel global do fotojornalismo.
Com objetivo de “conectar o mundo às histórias que importam”, a “World Press Photo” já passa na Maia há 24 anos e pode ser visitada do dia 28 de outubro até 19 de novembro, de terça-feira a domingo, entre as 10h00 e as 22h00.
A Fotografia do Ano, de Evgeniy Maloletka, é uma comovedora imagem da Guerra na Ucrânia, aquando do cerco a Mariupol, que capta o sofrimento humano causado pela invasão russa.
A História do Ano reúne nove fotografias assombrosas de Mads Nissen para confrontar cada um com a vida do povo afegão sob o regime talibã.
O Prémio de Projeto de Longo Prazo celebra o trabalho de Anush Babajanyan e a crise da água e resiliência do ser humano na Ásia Central.
O Prémio de Formato Aberto atribuído a Mohamed Mahdy pelo projeto colaborativo com os moradores do bairro de Al Max, Alexandria, Egito, preserva a memória de uma vila de pescadores em rápido desaparecimento e conecta-a ao mundo através de um site interativo.
Inclui também a possibilidade de visitas de estudo para escolas, que podem ser agendadas através do endereço: infocultura@cm-maia.pt.