Soc. Com. C. Santos apresenta dois novos modelos, na Maia
Na passada quinta-feira, o Jornal da Maia esteve na apresentação das novidades da Sociedade Comercial C. Santos: os novos Classe E Station (que inaugura também as motorizações híbridas plug-in na nova geração do modelo, Limousine ou Station) e CLE.
Segundo a empresa, estes dois modelos são de segmentos diferentes. Um, prima mais pelo espaço e por uma utilização mais polivalente (E Station) e outro “puxa” mais pelo espírito desportivo dos apaixonados por automóveis. Em comum têm a qualidade típica Mercedes-Benz e a tecnologia que a atual gama da marca oferece.
Mercedes-Benz E Station
O novo Mercedes-Benz E Station (S214) é funcional, tecnológico e apresenta um visual dinâmico. Comparativamente ao antecessor, a largura do Classe E Station foi aumentada, o que significa ainda mais espaço para os passageiros traseiros: a largura interior no compartimento traseiro foi aumentada para 1519 mm. A distância entre eixos cresceu 22 mm, para 2961 mm. Como resultado, os ocupantes do banco traseiro usufruem de mais espaço para as pernas e para os joelhos em particular. Se necessário, o compartimento de bagagens pode ser aumentado de 615 litros para até 1830 litros. Nas motorizações híbrida plug-in, a capacidade do compartimento de bagagens é de 460 a 1675 litros.
É no design interior que está a grande “revolução” do novo Mercedes-Benz Classe E face ao antecessor (o W213/S213). Se o Classe E Station estiver equipado com o display opcional do passageiro dianteiro, uma grande superfície em vidro do MBUX Superscreen (semelhante ao MBUX Hyperscreen) estende-se até ao display central. Este sistema que fornece informação aos três ecrãs para um “choque” tecnológico. Fazer vídeo-chamadas, utilizar jogos e redes sociais são algumas das várias possibilidades potenciadas pela conectividade 5G do modelo. Com dois estilos de exibição (Classic e Sporty) e três modos (Navegação, Assistência, Serviço), os gráficos dos displays podem ser personalizados.
Todos os motores da nova gama Classe E W214/S214 são eletrificados com tecnologia mild-hybrid ou híbrida plug-in. As motorizações iniciais do modelo são o E 200 a gasolina (motor M 254 de 204+23 cv e 320 Nm de binário) e o E 220 d Diesel (OM 654 com 197+23 cv 440 Nm de binário). O Mercedes-Benz Classe E Station 300 e (híbrido plug-in com motorização térmica a gasolina) tem uma potência elétrica de 95 kW (129 cv) e uma autonomia de até 112 km (WLTP). Já o Mercedes-Benz Classe E Station 300 de (híbrido plug-in com motorização térmica a diesel) tem autonomia de até 112 km (WLTP). Isto significa que esta versão poderá, na maioria das vezes, circular em estrada de forma exclusivamente elétrica, sem utilizar o motor a combustão. Em breve chegarão as versões All-Terrain. Quanto à variante Mercedes-AMG E53, tem lançamento previsto para o segundo trimestre de 2024.
Quanto a preços, a E 200 Station começa nos 65 750 euros e a E 220 d nos 70 000 euros. A E 300 e tem preços a partir de 76 550 euros e a E 300 de 78 550 euros.
Mercedes-Benz CLE
Com o CLE Coupe, a Mercedes-Benz continua uma longa tradição de automóveis de sonho desportivos e elegantes. Ao coupé irá juntar-se, em 2024, o CLE Cabrio. Com os dois novos modelos, a marca vai ao encontro das pretensões de muitos clientes dos segmentos do Classe C e do Classe E.
O novo CLE utiliza as inovações de conceção e técnicas do Classe C e do Classe E. Com o seu design expressivo, equipamento de conforto exclusivo para a máxima individualidade e um desempenho de condução preciso, o novo coupé de duas portas segue o seu próprio caminho.
O CLE é um coupé, mas não faz compromissos ao espaço.
Com 4850 mm de comprimento, 1860 mm de largura e 1428 mm de altura, o novo modelo de duas portas é o maior coupé do segmento médio. Com o seu conceito dimensional – em particular a distância entre eixos 25 milímetros mais comprida – o CLE Coupé oferece significativamente mais espaço do que o Classe C Coupé. Os passageiros traseiros, em particular, beneficiam de mais 10 mm de espaço para a cabeça, mais 19 mm de espaço para os ombros e cotovelos e mais 72 mm de espaço para os joelhos. A bagageira oferece mais 60 litros de volume e pode facilmente acomodar três sacos de golfe.
Os equipamentos de destaque no interior são o painel de instrumentos totalmente digital de 12,3 polegadas, o display central de 11,9 polegadas em formato vertical orientado para o condutor e a iluminação ambiente dinâmica de 64 cores. O CLE adota inúmeras inovações digitais do novo Classe E. Com a nova arquitetura eletrónica e a terceira geração do sistema de informação e entretenimento MBUX, é o coupé mais inteligente da Mercedes-Benz. Oferece uma experiência de entretenimento excecionalmente interativa com aplicações de terceiros e um novo nível de personalização com funções de conveniência automatizadas (rotinas).
Graças à eletrificação sistemática e à redução inteligente das dimensões dos motores, o novo CLE Coupé estabelece referências em termos de eficiência. Tanto o motor diesel, como o motor a gasolina são mild hybrid. Para além de um turbocompressor, possuem um motor de arranque/alternador integrado (ISG) de 48V. Este sistema assegura funções como a circulação em roda livre, potência adicional ou a recuperação de energia, permitindo assim poupanças significativas no consumo e uma melhor performance de condução.
As motorizações disponíveis em Portugal no lançamento são a CLE 200 Coupé (motor 1999 cc a gasolina de 204 + 23 cv) e a CLE 220 d Coupé (motor 1993 cc a diesel de 197 + 23 cv). A versão a gasolina tem um preço de 61 800 euros e a diesel de 64 800 euros.
Os novos modelos já podem ser vistos nos showrooms da empresa na Maia, Boavista e em Felgueiras.