Metro toda a noite na passagem de ano
A Metro do Porto anunciou que assegura o transporte durante toda a noite de passagem de ano. Com exceção da Linha Violeta (E), cujo serviço termina à 01h00, todas as linhas se mantêm em operação de domingo, 31 de dezembro, para segunda-feira, 1 de janeiro. A partir das 06h00 do primeiro dia do novo ano, passam a vigorar os horários praticados nos feriados.
Em termos de frequências, na Linha Azul (A), entre as 21h00 e as 03h00, as partidas acontecem de 10 em 10 minutos, nos dois sentidos. Na Vermelha (B) e na Verde (C), também neste espaço horário, as passagens fazem-se de 30 em 30 minutos. Já na Linha Amarela (D), está garantida uma viagem a cada 10 minutos, entre as 20h00 e as 22h00, e de cerca de sete minutos entre as 23h00 e as 03h00. Na Linha Laranja (F), por fim, estão previstas viagens a cada 20 minutos a partir das 2100 e até às 03h00.
A Metro do Porto recomenda a compra ou o carregamento antecipado dos títulos de viagem Andante, de modo a evitar filas junto às máquinas de venda.
Passagem de ano no Porto
Porto dá as boas-vindas ao novo ano, com concertos de Richie Campbell, Carolina Deslandes e Jimmy P e We Trust.
Com a música de volta à Avenida dos Aliados, os We Trust começam a aquecer a noite a partir das 22h30. O projeto alter-ego de André Tentúgal traz temas conhecidos de todos como “We Are The Ones” ou “Better Not stop”.
Às 00h10, o palco é ocupado pelo reggae, dancehall e R&B de Richie Campbell para fazer toda a cidade dançar ao ritmo de “Slowly” ou “That’s How We Roll”.
Para os mais resistentes, o live act é assegurado, pela noite dentro, pela música eletrónica de Zinko, considerado um dos melhores dj’s em Portugal.
A Passagem de Ano no Porto leva, ainda, animação aos Jardins do Palácio de Cristal. Carolina Deslandes é a primeira a subir ao palco montado na Praça do Rossio para pôr todos a cantar os êxitos partilhados com os quatro álbuns da carreira.
Já em 2024, são os dez anos de rap de um artista a jogar em casa: Jimmy P animam os jardins com todas as influências musicais que deram origem a vários temas nos tops nacionais.
Nos dois palcos, o coletivo OCUBO assina o espetáculo multimédia “Porto Amado”, que servirá de contagem decrescente, a partir das 23h50. Já na Praça da República, a contagem decrescente faz-se com humor e terá um convidado especial: Francisco Menezes.
Tal como de costume, no dia 1 de janeiro, a Banda Sinfónica Portuguesa apresenta, a partir das 16 horas, o Concerto de Ano Novo, na Avenida dos Aliados.
A entrada é livre em todos os espaços.