Vaga de ar frio dá origem a temperaturas inferiores ao normal
Preocupada com o bem-estar da população sénior, tendo em conta a vaga de frio prevista para esta semana, entre hoje e amanhã, terça feira, a Câmara Municipal da Maia, através dos serviços do Gabinete de Saúde e da Divisão do Desenvolvimento Social, vai contactar todas/os idosas/os do Município, para alertar e deixar alguns conselhos.
Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) «o estado do tempo em Portugal continental tem sido influenciado por uma massa de ar polar, que tem dado origem a temperaturas ligeiramente inferiores ao normal para a época do ano».
No dia 11 de janeiro, esperam-se temperaturas mínimas entre -5 e 0°C no interior Norte e Centro, sendo entre 1 a 5°C no interior Sul e litoral Norte e Centro, e até 8°C no litoral Sul. No dia 12, prevê-se uma nova descida da temperatura mínima, da ordem de 2 a 4°C, pelo que se poderá atingir valores até -8°C em alguns locais do nordeste transmontano e Beira Alta, e perto de 0°C em vários locais do litoral, em especial do Norte e Centro.
Nos dias 11 e 12, a temperatura máxima deverá variar entre 4 e 8°C no interior Norte e Centro e deverá ser inferior a 4°C em alguns locais do nordeste transmontano e Beira Alta, nomeadamente nas terras altas.
Na Maia, durante esta semana, a temperatura mínima varia entre os 3 os 10ºC e a máxima entre os 11 e os 16º.
Recomenda-se a hidratação do corpo com bebidas e sopas quentes; evitar o consumo de bebidas alcoólicas; procurar manter a casa com temperatura amena; manter o corpo quente utilizando várias camadas de roupa: luvas, gorros, cachecol, meias e calçado quente e antiderrapante; evitar atividades que exijam grandes esforços físicos no exterior. Pede-se, ainda, especial atenção aos aquecimentos com combustão—braseiras e lareiras.