FC Porto já terá adquirido os terrenos privados da Maia
Conforme o MaiaHoje tem vindo a noticiar, é intenção do FC Porto construir na Maia a sua Academia de Futebol.
O equipamento desportivo a instalar na freguesia de Silva Escura, junto à A3, terá 21 hectares de terreno, sendo 10 pertencentes a privados e 11 de propriedade do município que, conforme anunciado, deverão ir à venda em Hasta Pública ainda na primeira quinzena de Março.
Segundo publicou hoje de manhã o “O Jogo”, o FC Porto terá já concretizado o negócio de aquisição de todos os terrenos privados (10 hectares), faltando apenas adquirir a parte pública para concretizar aquele que é um dos sonhos do presidente e recandidato, Pinto da Costa, o mais titulado do mundo (mais de 1.340 títulos em diversas modalidades, de onde se destacam: 64 títulos no Futebol, 47 Andebol, 63 Basquetebol, 508 Atletismo).
Recorde-se que os dois outros candidatos, nas eleições de Abril próximo, à liderança do FC Porto, Nuno Lobo e André Villas-Boas, defendem que a Academia devia localizar-se junto ao Centro de Estágio, tendo para isso que negociar junto da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, a aquisição definitiva dos terrenos do Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, atualmente alugados.
O MaiaHoje tentou obter confirmação das entidades obtidas, não tendo o FC Porto respondido até à data do fecho da edição. No entanto a Câmara Municipal da Maia, através do vereador com o pelouro do Desporto, Hernâni Ribeiro, confirmou ao MaiaHoje que já terminou o período de discussão pública publicado em Diário da República em 22 de Janeiro e que a Unidade de Execução determina a utilização do Solos exclusivamente para Equipamento Desportivo, transmitiu.
O Maiahoje apurou que a abertura da Hasta Pública deverá ir a Reunião de Câmara já na próxima segunda-feira e as obras, projetadas pelo arquitecto Manuel Salgado, se o proprietário entender, poderão arrancar já em Março.