Weber Store Porto já formou 250 “chefs” num ano
A “Weber Store Porto” abriu portas a 16 de março de 2023 e, desde então, que já formou mais de 250 “chefs” na sua Grill Academy e realizou mais do dobro dos cursos que tinha previsto.
Esta marca de grelhadores premium passou a ter presença ibérica deste 2005. Mas a sua ligação ao nosso país já existe há mais de 20 anos, fruto da colaboração com o Grupo Vicentes, empresa familiar maiata que comercializa a marca. E é precisamente, num dos edifícios desta firma (R. Conselheiro Costa Aroso 68, 4470-590 Moreira) que a norte-americana implementou a sua primeira loja premium.
A adesão dos portugueses para aprenderem técnicas de cozinha através do uso de grelhadores foi um sucesso, contando com a inscrição e participação de pessoas de norte a sul do país. No que às vendas de equipamentos e utensílios diz respeito, o balanço também é extremamente positivo, com o espaço a realizar entregas para todo o território nacional, incluindo Madeira e Açores.
Em dia de aniversário, o administrador Vítor Vicente, do Grupo Vicentes e parceiro oficial da Weber há mais de 20 anos diz estar satisfeito com os resultados, que superaram todas as expectativas «temos evoluído bastante e temos tido muita procura» e acrescenta «a recetividade dos portugueses, de norte a sul, incluindo Madeira e Açores, para onde também vendemos equipamentos, tem sido muito positiva e impactante. A experiência de compra que proporcionamos, na qual os clientes encontram aqui uma gama completa de produtos e serviços, além de um atendimento personalizado premium, vocacionado para prestar um serviço de excelência, tem sido decisiva e marcante» disse o administrador.
O público interessado na oferta destes grelhadores é muito diversificado «desde particulares que adquirem equipamentos e utensílios para as suas casas permanentes e/ou de férias, passando por grupos hoteleiros que pretendem equipar as suas cozinhas ou até, como tivemos alguns casos, para colocar em varandas dos seus apartamentos para os hóspedes poderem fazer grelhados. Temos também empresas que compram grelhadores para oferecerem, por exemplo, como prenda de natal aos seus colaboradores, e há mesmo firmas que compram equipamentos para as suas próprias instalações, criando condições para fazer eventos e momentos de convívio entre trabalhadores, nos quais eles próprios preparam a comida que vão comer».
Iván Martínez Esteve, country manager sales da Weber Ibérica faz um balanço «muito positivo a nível de vendas» e acrescenta que os produtos que os clientes procuram mais são os grelhadores a gás «pela facilidade de cozinhar e de limpar». Quando ao futuro, Iván mantém as expectativas altas tanto para Portugal como para a Europa.
Grill Academy:
A adesão à Grill Academy tem sido um sucesso «foram realizados mais do dobro dos cursos que estavam previstos, motivo pelo qual foram realizados 20 cursos que contaram com mais de 250 participantes» disse Vítor Vicente.
Domingos tem 37 anos, é de Vila do Conde e já se deslocou até à Maia para quatro formações «com estes cursos aprendo novas e diferentes técnicas (…) queria aprender a trabalhar com o calor direto e indireto».
No primeiro curso, Domingos aprendeu a fazer churrasco americano, como costelinhas e até um crumble; no segundo teve oportunidade de cozinhar hambúrgueres de vários tipos de carne; no terceiro foram tapas e por último cozinhou pratos típicos da época natalícia (bacalhau com broa, polvo, cabrito e até rabanadas).
Ao longo dos cursos, os alunos aprendem também a acender o grelhador e funcionamento geral; conhecer as diferenças de acordo com o tipo de combustível; descobrir métodos de confeção com calor direto, indireto e combinado; utilizar de acessórios GBS, Weber Crafted e Weber Connect e realizar a limpeza e manutenção.
Apaixonado por churrasco, David Fernandes de 24 anos comprou o seu primeiro Weber na loja online «foi quando descobri a Weber Store e vi que tinham os cursos. Decidi inscrever-me porque estamos sempre na idade de aprender».
Este aluno admite já ter aprendido várias técnicas para longos cozinhados como é o caso do “Pulled Pork” que demorou 12 horas a confecionar; costelinha assada de três horas e o molho barbecue.
Esta Grill Academy é um conceito internacional que consiste em cursos para consumidores aprenderem técnicas de cozinha através do uso de grelhadores. A Grill Academy do Porto é a primeira em Portugal e surge também com o objetivo de «aproximar a cultura do grelhador às famílias portuguesas e desmistificar a ideia de que cozinhar desta forma é uma coisa de especialistas. Podemos preparar uma variedade impensável de receitas com grelhadores. Temos o objetivo de expandir esta cultura e fazer acontecer excelentes cursos onde ensinaremos o tanto que é possível cozinhar num equipamento Weber» conclui Iván Martínez Esteve.