Buscas resultaram na detenção de três homens residentes em Famalicão, Maia e Matosinhos
O Dispositivo da Polícia de Segurança Pública do Comando Metropolitano do Porto, através da Divisão de Investigação Criminal, concluiu, no passado dia 03 de abril, uma operação policial, cujo propósito assentou na desagregação de um grupo de indivíduos que de forma organizada se dedicavam à prática do furto de viaturas automóveis através da descodificação e reprogramação das unidades eletrónicas. O culminar da aludida investigação visou igualmente a identificação e detenção dos autores do ilícito em foco e apreensão de meios de prova.
De referir que a operação desenvolvida contemplou a realização de três buscas domiciliárias e uma não domiciliária, nas áreas de Matosinhos, Maia, Vila Nova de Famalicão e Póvoa de Varzim, de que resultou a detenção de três homens com 40, 48 e 49 anos de idade, residentes em Vila Nova de Famalicão, Maia e Matosinhos.
Nas apreensões encontraram-se aparelhos eletrónicos de programação e desbloqueamento de sistemas de segurança das viaturas; equipamentos eletrónicos (centralinas, telemáticas e de arranque); computadores portáteis, discos rígidos, telemóveis; quatro chaves de viaturas de gama alta.
De referir que no âmbito da referida investigação, já haviam sido recuperados três veículos automóveis de gama alta, que haviam sido furtados através do referido método, nas áreas de Matosinhos, Vila Nova de Gaia e Valongo.
De salientar que a operação desenvolvida pela Divisão de Investigação Criminal contou com o apoio da GNR na sua área de jurisdição. Os detidos vão ser presentes junto das Autoridades Judiciárias.