Elevar o nome da Maia, de Portugal e da patinagem
A União Desportiva de Patinagem da Maia (UDPM) realizou a sua segunda gala, com o objetivo de comemorar o segundo aniversário e homenagear atletas e parceiros, com quem diariamente colaboram. O Maia Hoje recebeu o Prémio Inovação, pela primeira transmissão televisiva em direto de evento de patinagem.
O evento realizou-se no dia 30 de abril, na Quinta de Vilarinho, em S. Pedro de Avioso, freguesia do Castêlo da Maia e contou com a presença de mais de cem pessoas, entre as quais Mário Jorge, tesoureiro da Junta de Freguesia Cidade da Maia; Luís Gonçalves, secretário da Junta de Freguesia de S. Pedro Fins e Júlio Tavares, vice-presidente da Associação de Patinagem do Porto, entre outras individualidades.
Passados dois anos «muito intensos» desde a sua fundação, João Telmo, presidente da UDPM, faz um balanço positivo, destacando a participação de Inês Baptista, primeira “Benjamim” no Torneio Distrital e a vitória de Diogo Costa, Campeão Mundial de Solo Dance no escalão júnior.
Em entrevista ao Maia Hoje, Diogo Costa descreve a época passada como «excecional, conseguindo atingir o patamar mais alto possível da patinagem». Há 13 anos que o atleta dedica muito tempo da sua vida pessoal em prol desta modalidade «obviamente que é muito difícil». Mas, no final das contas, todo este esforço vale a pena, uma vez que Diogo já conquistou o título de Campeão do Mundo; Vice-Campeão da Europa e atualmente é tetra Campeão Nacional.
A solo «já praticamente conquistei tudo, falta-me alcançar os títulos em pares de dança e o Campeonato da Europa»
Em representação da seleção nacional, o atleta tem como objetivo «elevar o nome da Maia, de Portugal e da patinagem, que é um desporto que não é tão falado quanto isso. Obviamente que quero ser um bom atleta, mas quero que a patinagem passe a ser um desporto de elite, que comece a passar de geração em geração e, cada vez mais os jovens consigam olhar para a patinagem como desporto a sério e não como mero passatempo».
Com 19 anos, Diogo irá competir agora no escalão de seniores «este ano vai ser uma experiência nova, porque vou defrontar outros atletas que, provavelmente têm mais anos de patinagem do que eu de vida».
Com olhos postos no futuro, a UDPM irá marcar presença no Campeonato Nacional «vai ser um ano muito difícil, mas espero que seja como foi dentro destes dois anos».
Antes de terminar o evento, a UPDM apresentou os equipamentos para a nova época.
Campeonato Distrital:
João Telmo sublinha os resultados do Campeonato Distrital de Patinagem Artística, competição que decorreu nos dias 27 e 28 de abril, no Pavilhão Desportivo Municipal de Gulpilhares, concelho de Vila Nova de Gaia.
O clube apresentou os seguintes resultados:
⭐️ Título de Clubes de Vice-campeão Distrital de Solo Dance
Solo Dance
⭐️ Campeão Distrital Escalão Iniciado – Rodrigo Silva
⭐️ Vice-campeão Distrital – Escalão de Infantil – Miguel Clemente
⭐️ Vice-campeão Distrital – Escalão de Júnior- Lara Soares
⭐️ Vice-campeão Distrital – Escalão de Sénior- Diogo Costa
Patinagem Livre
⭐️ Vice-campeão Distrital – Escalão de Infantil – Miguel Clemente
⭐️ Vice-campeão Distrital – Escalão de Júnior- João Dias
⭐️ Medalha de Bronze – Escalão de Júnior- André Clemente
Pares de Dança
⭐️ Campeões Distritais Escalão de Infantil – Catarina Costa & Miguel Clemente
⭐️ Vice-campeões Distritais – Escalão de Júnior- Tamiris Rodrigues & André Clemente
⭐️ Vice-campeões Distritais – Escalão de Sénior- Bárbara Venâncio & Diogo Costa
Destacam-se ainda as participações de: Beatriz Rodrigues; Bianca Pereira; Filipa Santos; Joana Abelha; Lucília Santos; Mafalda Latourrette; Rita Rodrigues e Renata Vieira.