S. Pedro Fins premiada pelo programa “Um Bebé, uma Árvore: Há Vida”
A freguesia de S. Pedro Fins foi, mais uma vez, distinguida com o prémio de Autarquia do Ano, pelo terceiro ano consecutivo, desta vez na categoria “Democracia, Igualmente e Participação Cívica” e na sub-categoria “Direitos das Crianças“, através do Programa “Um Bebé, uma Árvore: Há Vida”!
Este é um programa que nasceu na construção do programa eleitoral e que trabalha a natalidade, o ambiente e a cidadania, tendo como valores principais a continuidade: durante três anos, até à entrada na pré-escola, as crianças participam no programa, tendo a possibilidade de criar significado, sentido de pertença e vínculo ao ambiente e à sua Freguesia, possibilitando que escrevam a sua história.
Para além da entrega de um cabaz com produtos úteis e de cuidados ao bebé, as famílias têm ainda a possibilidade de plantar uma árvore.
Raquel Azevedo Freitas, presidente da Junta de Freguesia, demonstra a sua felicidade e orgulho «que tenho neste programa, que deverá ser ampliado e estendido a todo o território» destacando o trabalho dos protagonistas deste programa «desde a equipa que construiu o conceito, às famílias que se inscrevem, até as pessoas da comunidade que divulgam, partilham e, connosco, demonstram verdadeiro orgulho naquilo que de melhor é feito».
Na quinta edição do Prémio Autarquia do Ano, foram a concurso 23 juntas de freguesia e 25 câmaras municipais, num total de 12 categorias e 49 sub-categorias. Foram distinguidas 46 autarquias, assim como foram atribuídas 37 menções honrosas, 21 prémios, 12 grandes prémios e um grande prémio especial jurados.