Casa da Tartaruga, em Gueifães, celebrou nono aniversário
O Centro de Dia – A Casa da Tartaruga, com os seus 62 utentes e inspirado no lema “Devagar Se Vai Ao Longe” comemorou, durante dois dias, o Dia da Família e o nono aniversário da resposta social.
Na procura de uma intervenção cada vez mais terapêutica e alicerçada nos vínculos familiares e no cuidar personalizado, no dia 15 de maio, Dia Internacional da Família, foi dedicado aos parceiros sociais: Câmara Municipal da Maia, através das sessões da ginástica geriátrica do Maia Sénior, através do Programa Municipal Saúde Sénior 60+ com uma sessão de Risoterapia e com a Associação Espaço T, uma tarde musical.
O dia 16 de maio foi o momento de agradecer aos utentes, principais protagonistas na história da Casa da Tartaruga, e às famílias e amigos que deixaram mensagens de felicitação e de renovação de votos de confiança.
Indo de encontro à missão institucional, que assenta na Intergeracionalidade e partilha de afetos, deu-se continuidade ao projeto “Os avós que contam”, através da adaptação da história “O fio invisível” de Patrice Karst, representada pelos utentes.
Seguiu-se um concerto da Banda Sinfónica da Polícia de Segurança Pública do Porto, orquestrada pelo Comandante A. Teixeira, que fez os presentes viajar desde os ABBA até sonoridades mais tradicionais, como o fado, o Porto Côvo ou o Hino Nacional.
Finalizou-se a festividade com os parabéns à resposta social pelo seu nono aniversário e lanche de confraternização. Os utentes entregaram ao Comandante uma manta em “Rosetas da Avó” com uma tartaruga bordada e personalizada às siglas da força de segurança.
A Associação de Solidariedade Social Mouta Azenha – Nova, que comemorará este ano os seus 32 anos de existência e com respostas sociais desde a infância à terceira idade (Creche; Jardim de Infância; CATL; CAFAP; RSI; Apoio Domiciliário e Centro de Dia), detém já em fase de construção a resposta ERPI – Estrutura Residencial para Pessoas Idosas.