Operação de limpeza das festas de S. João contou com o trabalho de cerca de 210 pessoas
A operação de limpeza das festas de S. João retirou das ruas do Porto 441 toneladas de resíduos, um aumento de 8% face ao ano passado. Ainda a diversão de São João não tinha terminado e já as equipas municipais davam início a uma mega operação de limpeza.
A ação, assumida pela Porto Ambiente, arrancou às três da manhã na zona dos palcos principais da festa, nomeadamente na Casa da Música e Palácio de Cristal, ao mesmo tempo que tinha início a limpeza da marginal desde o Cais das Pedras até à Ribeira.
Uma outra equipa procedeu à limpeza dos vários palcos que animaram o São João nas freguesias, numa ação que se prolongou até às 10h30.
114 motoristas e cantoneiros asseguraram um segundo turno, com início às cinco horas, tendo passado por várias frentes como o Largo do Calém, a Ribeira, as Fontainhas, a Cordoaria, o Largo Amor de Perdição, as Galerias de Paris, a Praça do Infante, a Avenida dos Aliados, a Sé, ou Miragaia.
Pelas 5h30, outra equipa de cantoneiros garantiu a limpeza do perímetro que vai da Rotunda da Anémona até ao Jardim do Passeio Alegre. A operação terminou por voltas das 12 horas.
Da parte da tarde, esteve nas ruas mais uma equipa municipal de operacionais, apoiados por uma varredora, para assegurar o reforço de limpeza em locais como as avenidas Paiva Couceiro e Gustavo Eiffel, prosseguindo, depois, para os circuitos habituais de limpeza da cidade. No serviço noturno do dia 24, os trabalhos foram ultimados.
No total, a operação de limpeza da Porto Ambiente contou com o trabalho de cerca de 210 pessoas, apoiadas por 19 varredoras, um lava-ruas de oito mil litros, quatro viaturas ligeiras de lavagem de alta-pressão e 15 carrinhas de caixa aberta.