Manuel Luís reeleito presidente da EDMMM
No passado domingo, dia sete de julho, tomaram posse para o biénio 24/26, os órgãos sociais da Escola Dramática e Musical de Milheirós da Maia (EDMMM).
Manuel Luís Carvalho foi reeleito presidente continuando a representar «um trabalho de dedicação e serviço à nossa Coletividade, por nós iniciado em 2017» disse na sua intervenção, acrescentando «assumo este cargo de Presidente da Direção com humildade e determinação, ciente dos desafios que enfrentamos e das responsabilidades que carregamos».
Hoje, a EDMMM tem 152 associados entre os 7 e os 83 anos, que participam em várias atividades e que representam mais de 130 horas mensais acometidas pela Coletividade a estas práticas.
A par de toda esta ação, a Escola de Música acolhe cerca de 80 alunos, refletindo-se em mais 190 horas mensais de atividades de ensino.
Para este mandato, Manuel Luís explicou «atenderemos com diligência na melhoria contínua das atividades em curso, e concentraremos os nossos esforços na adoção de novas práticas e modalidades que valorizem a nossa cultura e história, e que fortaleçam a nossa capacidade de enfrentar os desafios do futuro com resiliência e criatividade».
Foram eleitos na Reunião Geral de Associados ocorrida no dia sete de junho:
ASSEMBLEIA GERAL
Presidente: Almiro de Sousa Barbosa, sócio nº 186
1º Secretário: Ivo Alexandre Bárbara Fonseca, sócio nº 122
2º Secretário: Bruno Gonçalves Pacheco, sócio nº 337
CONSELHO FISCAL
Presidente: Manuel Henriques Meireles Carvalho, sócio nº 268
Secretário: Laurindo Vítor Moutinho Fontes, sócio nº 58
Relator: Pedro Miguel Sousa Carvalho, sócio nº 364
DIREÇÃO
Presidente: Manuel Luís da Silva Carvalho, sócio nº 85
Vice-presidente: Edmundo Aurélio Moreira de Sousa, sócio nº 44
Tesoureiro: Carlos Fernando Nogueira Madureira, sócio nº 68
1ª Secretária: Ana Luísa da Luz Bárbara da Fonseca, sócia nº 115
2º Secretário: Rui Manuel Jerónimo da Silva, sócio nº 216
1º Vogal: António José Moreira Pereira Alves, sócio nº 322
2º Vogal: Miguel Gonçalves Pacheco, sócio nº 343
3º Vogal: Vítor Manuel Ramos Gouveia, sócio nº 331
4º Vogal: Víctor Oliveira e Silva, sócio nº 400
EDMMM nasce da “União e Liberdade, de Milheirós”
Fundada em 1928, a EDMMM desenvolve atividades para crianças e jovens, em várias áreas como música, canto, teatro, dança, futsal, etc.
Tem como Sede Social, de sua propriedade, um edifício de dois pisos implantado num terreno com cerca de 4.000 m2, edifício este que sofreu obras de requalificação no ano de 2.000.
Com o nome de “União e Liberdade, de Milheirós”, nasce esta coletividade há 96 anos, pela mão de um punhado de jovens de então, que como forma de ocuparem os seus tempos livres, se dedicaram ao ensaio e posterior apresentação de peças de teatro.
Com força e vontade, estes jovens alugam um espaço no centro da freguesia, no Lugar da Agra, tornando-se assim o primeiro espaço a albergar aquela a que desde então designaram chamar de Escola.
Joaquim da Silva Torres, primeiro professor de música e um dos fundadores da coletividade adquiriu um terreno inculto, a mato, onde com o trabalho e suor dos associados, foi construída a primeira Sede, composta por uma única sala e palco para as representações e inaugurada em 1940.
Em 1962, e pela mesma forma, é neste local inaugurada nova Sede Social, com o edifício que conhecemos, sofrendo obras de requalificação e restauro entre os anos de 1997 e 2000.