Da Ásia às Américas, Moreira Folkfest mostra etnografia mundial
O Município da Maia acolhe, entre os dias 27 de julho e 3 de agosto, mais uma edição do Moreira FolkFest – Festival Internacional de Folclore da Maia, numa organização do Grupo Regional de Moreira e da Câmara Municipal.
O evento arranca, amanhã, sábado, às 21h30, na Praça Dr. José Vieira de Carvalho, com a “Gala Lidador”, que reúne, para além do grupo organizador, Brasil, Colômbia, México, Polónia e Roménia.
No domingo, às 16h00, os grupos participantes, inclusive Taiwan vão ser recebidos, nos Paços do Concelho, pelo Presidente da Câmara Municipal, António Silva Tiago.
«Mais do que um festival de folclore, o Moreira Folkfest – Festival Internacional de Folclore da Maia é um evento que que tem como principal objetivo lutar pela união da arte e da cultura dos diferentes países que visitam a Maia, e promover um intercâmbio entre os mesmos e que se continue a preservar a paz, a aliança e a amizade entre países, tão importante nos tempos de hoje» referiu a autarquia.
Ao ser um evento de cariz educativo e social, o Moreira Folkfest – Festival Internacional de Folclore da Maia vai implementar durante a semana, ateliês de dança para que a toda a população possa aprender um pouco sobre as diferentes formas de expressão de cada cultura que nos visita e a venda de artesanato de forma que se transmita um pouco das outras artes internacionais na nossa comunidade.
Durante os oitos dias do festival não vão faltar, pelas freguesias do concelho, inúmeros espetáculos, atividades e aprendizagens culturais, que enriqueçam toda a comunidade maiata.
O Moreira Folkfest pretende abrir portas para todas as entidades artísticas e culturais do Município da Maia como, outros grupos de folclore, bandas de música, escolas de dança, artistas, de forma que seja um evento aberto para todos os que se quiserem juntar neste trabalho de preservação da nossa história.