Encontro de “Velhas Guardas” juntou bombeiros de Moreira
Mário Carneiro e Rolando Teixeira, antigos colegas dos Bombeiros Voluntários de Moreira da Maia, movidos pela nostalgia, decidiram recordar os bons velhos tempos com um jantar numa unidade hoteleira do concelho, onde juntaram ex e atuais bombeiros da corporação.
O apelidado “1º Encontro de Velhas Guardas”, teve início com uma missa no Mosteiro do Divino Salvador de Moreira, onde se relembrou os companheiros já desaparecidos, seguindo-se, um convívio gastronómico que reuniu ao jantar, cerca de 50 pessoas.
Entre muitas “estórias” contadas e recordadas, umas mais felizes outras menos, os presentes homenagearam a Dona Laurinda Cerqueira, antes proprietária do Café Cerqueira, gerido por si e pelo seu falecido marido, que largas vezes se levantou da cama a altas horas da madrugada, para alimentar os exaustos bravos que chegavam dos seus combates «uma justa homenagem de quem, apesar de não ter obrigação e não envergar uma farda, tal como nós, tinha na sua formação moral, a ajuda ao próximo».
Segundo os organizadores, este foi o primeiro encontro, que se espera sejam muitos, estando já em fase de escolha a próxima data e local para o próximo que, garantem, será já no próximo ano.