Maia Blues Fest no auditório exterior do Fórum da Maia
A 6ª edição do Maia Blues Fest – Festival Internacional de Blues da Maia, promovida pelo Pelouro da Cultura da Câmara Municipal da Maia com produção da Trovas Soltas, vai decorrer entre os dias 6 e 8 de setembro no Auditório Exterior do Fórum da Maia, com entrada livre.
A exemplo das edições anteriores, o Maia Blues Fest em 2024 apresentará artistas nacionais e estrangeiros, assim como a Maia Blues Fest Band, que depois de 2023 volta com uma segunda edição, projeto que assenta na realização de workshops Combo/Blues, que para além da essencial função de ensino, pressupõe e permite a troca de experiências e o contacto com este género musical.
Programa
6 de Setembro, sexta-feira, 18h00
Martins Aneiros Band (Espanha)
O guitarrista Víctor Aneiros, com uma longa carreira e oito álbuns lançados, junta agora forças com a antiga vocalista da Big Bottom Band, Paula Martins, para criar a Martins Aneiros Band. Juntamente com o baterista Marcos Sánchez e o baixista Víctor Gacio, esta formação emergente oferece um reportório que combina canções do próprio guitarrista, que agora podemos ouvir com na voz de Martins, e clássicos do blues, rock e soul.
6 de Setembro, sexta-feira, 21h30
Black Cat Biscuits (Bélgica)
Com os Black Cat Biscuit «não existem covers desgastados, mas um surpreendente cocktail de canções frescas marinadas em um “molho quente especial gumbo”, trazido por cinco incríveis músicos» diz a divisão de cultura da Câmara Municipal, acrescentando «os concertos dos Black Cat Biscuit são uma viagem através de uma grande variedade de diferentes estilos de blues, uma experiência inesquecível, cheia de uma energia inesgotável».
7 de setembro, sábado, 18h00
Budda Power Blues (Portugal)
12 álbuns discográficos editados e centenas de concertos fazem dos Budda Power Blues «a mais consagrada e respeitada banda de Blues nacional. Os Budda Power Blues comemoram este ano o seu 20º aniversário e a festa também passa pela Maia».
7 de setembro, sábado, 21h30
Robbin Kapsalis (EUA)
Robbin Kapsalis nasceu em Chicago e absorveu os sons da lendária cidade do blues. «Com uma voz poderosa e imponente, Robbin tem toda a compreensão do fraseado clássico, texturas, ritmo e atitude da música. Ela adiciona algo fresco e atrevido ao Blues – por isso está muito enraizado em nosso tempo. É uma frontwoman carismática, inigualável com um nível de energia que é incomparável na cena do blues de hoje. Pense que Sharon Jones dos Dap Kings conhece Koko Taylor e você pode ter uma ideia do nível do seu talento».
8 de setembro, Domingo, 17h00
Maia Blues Fest Band
A banda Maia Blues Fest Band sobe ao palco do Festival Maia Blues Fest, para em conjunto com o mentor Budda Guedes, apresentar o resultado final.
8 de setembro, Domingo, 18h00
Level Best Band (EUA)
«Cinco músicos veteranos de bluegrass acham que seu gosto e talento se encaixam tão bem que querem compartilhar essa emoção com os fãs de bluegrass em todos os lugares. Essa é a história da Level Best. Com um emocionante trabalho solo em violino, doblo, bandolim e banjo, Level Best tem aquele som soulful, conquistado com anos tocando bluegrass e música country».