Lipor quer continuar a combater o desperdício alimentar
A LIPOR e os seus municípios associados continuam a combater o desperdício alimentar, através de diversas iniciativas e campanhas de comunicação nas redes sociais, alinhadas com o tema da Semana Europeia de Prevenção de Resíduos (EWWR) 2024.
De acordo com dados da Eurostat, a União Europeia desperdiça mais de 59 milhões de toneladas de alimentos por ano, representando um prejuízo económico de 132 mil milhões de euros. Atentos a essa realidade, a Lipor promove, desde 2008, uma série de projetos com o objetivo de reduzir a produção de resíduos alimentares, promover a produção local de alimentos e consciencializar a comunidade sobre a importância da sustentabilidade.
Entre as iniciativas de destaque, a LIPOR tem em implementação:
– O Horta à Porta – com 61 hortas ativas, incentivando a produção local e sustentável.
– O Dose Certa – um projeto que já envolve 64 restaurantes, promovendo a redução de porções servidas de acordo com a real necessidade do consumidor.
– O Embrulha – uma iniciativa com 202 restaurantes aderentes, que incentiva os clientes a levarem as sobras de refeições para casa, contribuindo para a diminuição do desperdício alimentar.
Com uma campanha de comunicação no digital, durante o mês de setembro, a Lipor chamou a atenção dos cidadãos para o Dia da Consciencialização sobre Perdas e Desperdício Alimentar, celebrado no último domingo, dia 29 de setembro. Com esta campanha, além de levar a população a refletir sobre os seus hábitos alimentares, a LIPOR divulgou os resultados do trabalho que realiza com diversas instituições parceiras e que totaliza mais de 1.500 toneladas de resíduos alimentares evitados, só no primeiro semestre de 2024.
No dia um de outubro, a Lipor promove, na Casa do Corim, o Programa de Formação para os Cidadãos e Organizações interessadas em inscrever ações na Semana Europeia de Prevenção de Resíduos 2024 e que este ano tem como tema: “o desperdício alimentar não tem paladar”.
Nos meses de outubro e novembro, decorrerão as campanhas de comunicação dos programas Dose Certa e Embrulha.
«As campanhas, que têm como público a restauração e o cidadão, tem como objetivo aumentar o número de restaurantes aderentes aos programas contribuindo, assim, para a prevenção da produção de resíduos alimentares e consequentemente para a diminuição das perdas e do desperdício alimentar».
Esses esforços culminam com a participação da Lipor na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos 2024, que decorrerá entre 16 e 24 de novembro. A Lipor tem sido coordenadora desta iniciativa na região Norte de Portugal desde sua primeira edição, em 2008. Com mais de 3.110 ações registadas na área de influência da Lipor ao longo dos últimos 16 anos, o objetivo é continuar a mobilizar e incentivar todos os setores da sociedade a se unirem a esta causa.
Durante a EWWR, a Lipor promoverá atividades, workshops e ações colaborativas com várias entidades, todas voltadas para a prevenção e a gestão responsável dos resíduos, com destaque para o combate ao desperdício alimentar.
«Em todas as suas campanhas e iniciativas de sensibilização, a Lipor reforça a importância de pequenos gestos que expressam, também, o Estilo de Vida Lipor, um estilo de vida sustentável, promotor de Comunidades Sustentáveis».