AF Porto associa-se ao movimento “Outubro Rosa”
A Associação de Futebol do Porto vai associar-se ao movimento Outubro Rosa, ao realizar uma ação de consciencialização com todas as equipas dos principais escalões de futebol e de futsal.
Neste sentido, todos os capitães/capitãs de equipa da Hyundai Liga Pro, Divisão de Elite de Futsal e Divisão de Elite de Futsal Feminino usarão, durante todo o mês de outubro, braçadeiras cor de rosa, de forma a estarem unidos à mesma causa.
De acordo com a AF Porto «a luta contra o cancro é um jogo que nunca acaba e só com a união e ações conjuntas poderemos dar uma resposta verdadeiramente eficaz e ficar mais perto de vitórias» e acrescentam «a prevenção e o conhecimento são as melhores armas para lutar contra este adversário e os pequenos gestos poderão fazer toda a diferença».
“Outubro Rosa”, mês de prevenção do Cancro da Mama
O Cancro da Mama é um relevante problema de saúde pública e o mais frequente em Portugal e em todo mundo. No site da Liga Portuguesa Contra o Cancro, estima-se que no nosso país, em 2022, as mulheres diagnosticadas com esta doença fossem cerca de 9000 e mais de 2000 as que acabariam por falecer. Apesar de ser o tipo de cancro mais incidente na mulher (com maior número de casos), cerca de 1 em cada 100 cancros da mama, desenvolvem-se no homem.
O movimento conhecido por “Outubro Rosa” (Pink October) nasceu nos Estados Unidos da América, na década de 90 do século passado, com o intuito de inspirar a mudança e mobilizar a sociedade, para a luta contra o cancro da mama. Desde então, por todo o mundo, a cor rosa é utilizada para homenagear as mulheres com esta patologia, sensibilizar para a prevenção e diagnóstico precoce e apoiar a investigação nesta área.