Parque Fluvial de Alvura representa investimento superior a 400 mil euros
O Parque Fluvial de Alvura, em Milheirós, foi oficialmente inaugurado, esta quinta-feira, dia 24 de outubro, pelo presidente da Câmara Municipal, António Silva Tiago; pela vereadora do ambiente, Marta Peneda e pela presidente da Junta de Freguesia de Milheirós, Maria José Castro Neves.
O novo parque representa um investimento superior a 400 mil euros «que visa promover a biodiversidade e fortalecer a resiliência local às alterações climáticas» referiu a autarquia, acrescentando ser «um exemplo de adaptação urbana às mudanças climáticas, promovendo uma boa gestão hídrica e servindo como modelo de transformação dos espaços urbanos do futuro» dizem.
De acordo com a Câmara Municipal, este novo espaço está equipado com soluções sustentáveis, como sistemas de retenção de água para prevenir cheias, iluminação ecoeficiente alimentada por energia solar e eólica, e internet gratuita «demonstrando como é possível conciliar a modernidade com a responsabilidade ambiental».
Além de servir como um local para caminhadas e convívio, este parque contribui para a melhoria da qualidade da água do Rio Leça «esta é uma obra que perdurará por gerações, garantindo uma melhor qualidade de vida para os nossos filhos e netos», sublinhou a Presidente da Junta de Freguesia de Milheirós, Maria José Castro Neves.
O evento contou com a presença de diversos membros da comunidade local, incluindo alunos e professores da Escola Básica do Monte das Cruzes e terminou com um convite para os presentes percorrerem e explorarem a nova infraestrutura.