Maia assina protocolo com “Animais de Rua”
A Câmara Municipal da Maia vai assinar na próxima segunda-feira, 28 de outubro, na sala D. Pedro IV, às 16h00, um Contrato de Concessão de Benefício Público com a Associação Animais de Rua, através do qual reforça recursos para que a associação possa estender a sua intervenção a mais colónias de gatos existentes no concelho da Maia.
De recordar que o Município da Maia aprovou em 2014 a Estratégia Municipal para a Proteção dos Animais de Companhia. «Nesse âmbito, tem vindo a levar a cabo numerosas ações na área do bem-estar animal quer como forma de dar resposta às obrigações legais nesta matéria, quer no sentido das melhores práticas» explica a autarquia.
Segundo a Câmara Municipal, a 11 de Setembro de 2019 foi estabelecido, pela primeira vez, um Contrato de Concessão de Benefício Público com a Associação Animais de Rua- Esterilização e Proteção de Animais em Risco, para a implementação do Programa CED (Capturar, Esterilizar, Devolver) em colónias de gatos do Concelho, nos termos do art.º 9.º da Portaria n.º 146/2017, de 26 de abril.
«A existência de numerosos gatos errantes não esterilizados, em várias zonas da cidade, para além de serem prejudiciais ao seu próprio bem-estar, podem ainda causar problemas no espaço público, nomeadamente, associados à sua elevada reprodução, focos de insalubridade, ruído e odores produzidos».
A autarquia acredita que a implementação do programa CED «baseia-se num método ético e eficaz de controlo de colónias de gatos e de redução da população felina existente, através da sua esterilização».