Águas Santas já tem Universidade Sénior

Águas Santas já tem Universidade Sénior

Na edição de três de junho de 2022, Miguel dos Santos, presidente da Junta de Freguesia de Águas Santas, dizia-nos em entrevista, que «no início do primeiro mandato quisemos desenvolver aqui no nosso edifício, uma Universidade Sénior» projeto que foi «barrado» pela pandemia.

No entanto, o desejo prevaleceu, convicto de que este seria um espaço de aprendizagem para os seniores, onde aprenderiam línguas, literatura, pintura «o que vem desmistificar a ideia que temos dos mais velhos».

A verdade é que a USAS- Universidade Sénior de Águas Santas ou, como alguns apelidam a menina dos olhos do presidente, foi inaugurada no passado dia 26 de outubro pelo executivo da Junta de Freguesia, mas também pelo presidente e pela vice-presidente da Câmara Municipal da Maia, Silva Tiago e Emília Santos, respetivamente.

«É um projeto que me é muito caro, uma área que gosto, fruto também da minha formação académica, mas que só foi possível por ter colegas de Executivo que têm igualmente uma visão perante o envelhecimento ativo dos nossos jovens com mais de 60 anos».

O evento contou ainda com a presença de professores e alunos, incluindo Helena Ferreira, coordenadora e psicóloga da USAS «com grande experiência em respostas para esta classe etária, que partilha comigo um entusiasmo sem igual que nos trouxe ao resultado a que assistimos hoje» sublinha Miguel dos Santos.

Em declarações ao “Notícias Primeira Mão”, Miguel dos Santos explicou que a universidade «vai funcionar no edifício da Junta de Freguesia, a partir de quatro de novembro, e já tem 100 alunos inscritos, praticamente lotação esgotada» acrescentando ainda que «serão lecionadas disciplinas de Música, Inglês, História, Dança e Ginástica».

Ao mesmo órgão de comunicação, o presidente disse que «esta instituição terá um custo mínimo de 15 euros mensais, o valor de três disciplinas (a 5 euros cada) e inscrição mínima para aceder às aulas. Quem pretender pode frequentar mais do que três disciplinas, pagando o valor correspondente da mensalidade», disse.

Compartilhar este post