Jovens e seniores unidos por um futuro sustentável no Bairro do Sobreiro
O Pequeno Auditório do Fórum Maia foi palco da cerimónia de premiação do concurso de ideias Sobreiro Verde- projeto Sobrotherhood.
No decurso do primeiro período do ano letivo 2024/25, a comunidade educativa do Agrupamento de Escolas Gonçalo Mendes da Maia respondeu ao desafio lançado pelo Município da Maia, pela Espaço Municipal (EM) e o Living Future Europe, para apresentarem propostas de intervenção para um futuro sustentável, de forte ligação à natureza e aos espaços de fruição pública do Bairro do Sobreiro.
A iniciativa envolveu mais de 150 alunos e professores que, com o apoio de um grupo de seniores do Centro Comunitário do Sobreiro, submeteram mais de 20 propostas, traduzindo-se assim num «exercício de cocriação de enorme sucesso».
A coordenadora do AEGMMAIA, Sónia Lopes, destacou o envolvimento a três níveis, comunidade, município e escola, como um triângulo para a promoção de uma cidadania solidária e sustentável.
A entrega de prémios coube à vereadora da Qualidade de Vida, Ambiente, Clima e Energia, Marta Peneda, ao Administrador Executivo da Espaço Municipal, EM, Nuno Lopes e Paulo Gonçalves, adjunto da vice-presidência.
Segundo a autarquia «todos realçaram a importância da construção de uma sociedade mais participada e onde a voz de todos, em particular dos mais jovens é ouvida e valorizada».