Taça Internacional Maia Jovem regressa a 7 de abril
A 31.ª edição da Taça Internacional Maia Jovem, prova que regressa ao Complexo de Ténis da Maia, de 7 a 13 de abril, vai contar com a participação de mais de 160 tenistas.
Integrado na exclusiva Supre Categoria da Tennis Europeu, ou seja, «um dos quatro melhores e mais importantes torneios do calendário internacional» segundo diz o departamento de desporto da Câmara Municipal da Maia, este evento vai contar com alguns dos melhores tenistas do escalão SUB 14.
Destaca-se na competição masculina, o atual nº 2 do ranking Tennis Europeu, o grego Rafael Agónis; Laurent Driver, dos Países Baixos, nº3 na hierarquia Tennis Europeu; o francês Samuel Dakessian, 4.º na classificação ou o austríaco Moritz Freitag, n.º 6 TE (Tennis Europe) e que venceu o Braga Open U12 em 2023.
A representação lusa vai ser liderada por Francisco Sardinha, atual 18.º do ranking, bem como João de Deus (92.º), Nuno Graça Moura (108.º), Frederico Ancede, Luís Bernardo Saraiva, João Vicente Pinto, Gustavo Bravo Oliveira, Gonçalo Guimarães, Tomás Rosas Viana, Marco Henriques, David Gomes, Tiago Arez e João Freitas, isto apenas no quadro principal.
Na prova feminina, a turca Zeliha Nil Çukurluoglu, atual 6.ª classificada TE é a mais cotada na Maia, seguida por Eva Halfarova, da Chéquia, nº10, da britânica Sofia Tatu , 11.ª ou outra representante turca, Samiye Idil Ozkeresteci, 16.ª.
O contingente feminino português tem como líder Noa Freitas (174.ª), para além das presenças de Constança Fernandes, Inês Magalhães, Francisca Marote, Carmo Roleto Rodrigues, Madalena de Sousa, Inês Esteves, Leonor Martins, Matilde Barbosa, Victoriya Olenych ou Carolina Bernardo.
Nesta prova, organizada pela Câmara Municipal da Maia e com o apoio da Federação Portuguesa de Ténis, já passaram por aqui os grandes nomes do ténis mundial, como o espanhol Carlos Alcaraz, o grego Stefanos Tsitsipas, o espanhol Juan Carlos Ferrero, o italiano Lorenzo Musetti, o alemão Alex Zverev ou Andrey Rublev, para além do tenista da casa, o português Nuno Borges. Na prova feminina, algumas jogadoras que conseguiram atingir o topo como Jelena Ostapenko ou Urszula Radwanska.