Maia reforça acesso à leitura com novas Bibliotecas de Rua
No âmbito das comemorações do Dia Mundial do Livro, a Biblioteca Municipal da Maia inaugurou mais duas Biblioteca de Rua, no Parque Urbano de Moutidos e na Praça da Estação de Metro do Castêlo da Maia. A sessão de contos, que assinalou a instalação em Águas Santas, contou com a presença da vice-presidente e vereadora da educação, Emília Santos e o vereador da cultura, Mário Nuno Neves.

A Maia conta agora com três Bibliotecas de Rua, uma vez que às inauguradas ontem, soma-se a que está instalada há um ano nos jardins do Fórum da Maia, em frente à estação de metro.
A Maia conta agora com três Bibliotecas de Rua, uma vez que às inauguradas hoje, soma-se a que está instalada há um ano nos jardins do Fórum da Maia, em frente à estação de metro.
Na génese deste projeto está a promoção do acesso ao livro e à leitura, num incentivo pela troca de livros entre os membros da comunidade. Livremente, poderão retirar um livro emprestado gratuitamente e, também doar livros para partilhar com os outros leitores.
Segundo o vereador, Mário Nuno Neves, «não há razão nenhuma para que os livros fiquem apenas nas Bibliotecas, eles têm que sair e ir ter com as pessoas. Por isso é que temos um serviço de Bibliobus que percorre o concelho para fazer um serviço de biblioteca acessível a todos os sítios do concelho».
O projeto tem como mote «Leitura… use e abuse» e, de acordo com o pelouro da cultura da Câmara Municipal da Maia «passado um ano, podemos constatar que a iniciativa se revelou um sucesso».

