Sonae abre portas a mais de 60 alunos para viverem um dia como colaboradores
Iniciativa de responsabilidade corporativa pretende ajudar jovens a conhecerem o mercado de trabalho antes de decidirem o seu futuro profissional, através de um dia passado com colaboradores. Entre os voluntários encontram-se gestores de topo da Sonae MC.
Na semana em que se assinala do Dia do “Braço Direito”, comemorado a 22 de março, a Sonae recebe mais de 60 alunos do 9.º ano e do ensino secundário a nível nacional, que irão passar um dia com colaboradores voluntários. A iniciativa, desenvolvida pela Junior Achievement Portugal com a Sonae, vai incluir a participação de cinco membros da Comissão Executiva da Sonae MC, que irão acolher sete alunos por um dia.
Isabel Barros, administradora com o Pelouro dos Recursos Humanos da Sonae MC, realça que «A Sonae MC dinamiza um conjunto de iniciativas, direcionadas para crianças e jovens, que permitem que estes tenham contacto direto desde cedo com o mundo do trabalho. Para os alunos do 9.º ano, numa altura em que se aproxima um momento relevante de tomada de decisão vocacional, procuramos apoiar os jovens a realizarem escolhas mais conscientes, construindo momentos privilegiados de exploração vocacional em contexto real de trabalho. Conscientes da importância deste momento, a Comissão Executiva da Sonae MC disponibilizou-se a receber alunos durante um dia, dando a conhecer a sua experiência, realidade do seu trabalho e da empresa, com o objetivo não só de inspirar, como também de aprender com os líderes de amanhã».
Alunos são «braço direito» dos colaboradores Sonae por um dia
No programa “Braço Direito”, os alunos acompanham voluntários no seu ambiente de trabalho durante um dia, numa experiência que lhes permite adquirir conhecimentos sobre a cultura, ética de trabalho e as várias opções de carreira existentes. Na Sonae, os jovens vão poder contactar com profissionais dos vários negócios, nomeadamente em áreas de operação de loja e logística, comercial, marketing e comunicação, desenvolvimento de produto, gestão de projeto, tecnologias de informação, construção, recursos humanos, qualidade, estratégia, planeamento e controlo de gestão, entre outras.
Catarina Oliveira Fernandes, diretora de Comunicação, Marca e Responsabilidade Corporativa da Sonae, afirma que «a educação é fundamental e o verdadeiro motor para o desenvolvimento das comunidades, pelo que a Sonae tem promovido múltiplas iniciativas para apoiar crianças e jovens na sua transição para a vida adulta. Um exemplo deste trabalho é a parceria com a JA Portugal, que teve início em 2006 e desde então já beneficiou mais de 18.800 alunos, num total superior a 10.700 horas de voluntariado e envolveu mais de 1.280 colaboradores Sonae».
A Sonae tem colaborado com a Junior Achievement Portugal na dinamização do Braço Direito e também num conjunto alargado de outros projetos que fomentam o desenvolvimento de competências de empreendedorismo, literacia financeira, cidadania, liderança, entre outras, contribuindo desta forma para uma melhor preparação para o mercado de trabalho.
Entre os jovens que terão a oportunidade de ser “braço direito” dos colaboradores da Sonae estão alunos do Agrupamento de Escolas do Cerco. Desde 2007 que a Sonae é parceira deste agrupamento no âmbito do Projeto Porto Futuro, que tem como objetivo dar apoio à gestão e desenvolvimento escolar, com vista a uma maior participação da sociedade civil na vida das escolas, reconhecendo o papel fundamental da Educação no desenvolvimento sustentado de uma sociedade mais competitiva e dinâmica.
A Educação é um dos vetores estratégicos da política de responsabilidade social da Sonae, que trabalha proactivamente para cumprir a sua na missão da Sonae de “levar os benefícios do progresso e da inovação a um número crescente de pessoas”.