Acro Clube da Maia na Competição Europeia por Idades de Ginástica Acrobática
O Acro Clube de Maia (ACM) vai marcar presença na Competição Europeia por Idades de Ginástica Acrobática, que vai ter lugar no Luxemburgo a partir desta quinta-feira, dia 10 de abril, com dois trios e um par femininos.
Os grupos são compostos por Olga Oliveira, Beatriz Ribeiro e Sofia Babo (no escalão júnior, youth no original), por Beatriz Martins e Inês Babo (no escalão juvenil, pre-youth no original) e por Camila Vieira, Benedita Leite e Leonor Ferreira (no mesmo escalão), além dos treinadores do ACM, Carolina Dias, João Maia e Úrsula Martins, integrados na Seleção Nacional.

Olga Oliveira, 16 anos, base do trio júnior, já participou na Competição Europeia por Idades de 2021, que se realizou em Itália, na altura como volante, explicou: “Estar aqui é uma experiência incrível, mas que exige uma concentração muito elevada para tentar atingir a melhor classificação possível e simultaneamente tentar aproveitar ao máximo esta semana.”
Para as restantes ginastas do ACM ao serviço de Portugal, com idades compreendidas entre os 12 e os 17 anos, esta é a estreia absoluta em competições internacionais oficiais.
A mais jovem, Inês Babo, 12 anos (nove minutos mais nova que a irmã gémea Sofia Babo, que também compete esta semana), adiantou «estou feliz por ter conseguido chegar até aqui e no meio de toda esta felicidade sinto aquele nervosismo natural de pré-competição, por sentir que está um país e a Europa inteira a ver. No entanto, sinto-me confiante porque treinei muito e, por isso, sinto-me preparada» disse.
João Maia, técnico do ACM que acompanha as ginastas, diz que esta competição se caracteriza pela idade muito jovem dos seus participantes e que, para uma grande parte deles, é mesmo a primeira vez que competem a nível internacional e representam Portugal.
«Foram cerca de sete meses e meio de preparação para esta competição, muitas horas semanais, conciliação com a vida escolar, um processo de apuramento muito exigente e agora vão competir contra os seus pares europeus ao mais alto nível. Estamos muito orgulhosos deste grupo pelo trabalho feito ao longo desta época. O sucesso seria competirem ao seu mais alto nível, com esquemas sem falhas, no fundo, ao nível do que têm feito nos treinos até agora. Vai ser uma experiência que vai ficar para sempre nas suas memórias e que servirá de primeiro ensaio e de alicerce para uma possível longa carreira» disse o técnico.
Esta primeira fase de competição, de 10 a 13 de abril, reúne ginastas de toda a Europa nos escalões juvenil e júnior, ficando as provas de juniores elite e seniores para a semana seguinte, de 17 a 20 de abril, na qual o ACM terá mais grupos presentes.
