ÁGORA_ Bienal de Arte Contemporânea da Maia 2021
De 11 de setembro a 19 de outubro, exposição, performances, concertos, mostra de vídeo, arte digital, arte pública, conversas.
ÁGORA_ é um projeto artístico comissariado pelo curador José Maia para a Bienal de Arte Contemporânea da Maia 2021, que se reúne em volta da ideia grega de “ágora”, com propostas de 72 criadores e coletivos artísticos de diferentes gerações, geografias, áreas e práticas artísticas.
«Se a Bienal de Arte Contemporânea da Maia, na atual edição, se dispõe a reunir as propostas dos artistas em volta da ideia grega de “ágora” é porque o seu comissário, José Maia, ponderou e entendeu naturalmente que os lugares de comunhão se encontram em falta nas nossas cidades, no país, no imaginário transcultural que anima cada coração humano», lê-se no projecto e justificam «o bem comum e o respetivo espaço público capaz de traduzir a sua vocação subsistiram, em Portugal e por demasiados séculos, reduzidos aos rituais da celebração religiosa, da regra e do espetáculo da Fé, da obediência a uma conformidade social alimentada pela autoridade, pelo sigilo e pelo dogma, transmitida entre gerações, conveniente porque sem sobressalto nem prodígio», referem.
Com presença no Fórum da Maia, Jardim Central e pelas ruas da Maia, a Bienal expandir-se-á também às diversas plataformas sociais da web, como o Instagram, o Facebook, o YouTube e sítio web da Bienal, à rádio online, à televisão, numa parceria com o Canal 180 e às publicações jornalísticas da cidade da Maia, Jornal MAIA HOJE (papel e online) e Primeira Mão (online).
O PROJETO CURATORIAL
Pode ler-se no projeto curatorial «Como no passado, a praça principal da cidade da Maia constitui o centro político, social e cultural, o fórum na Roma antiga, equivalente à “ágora” grega. O fórum, praça pública onde se realizavam os atos mais importantes da vida do povo romano, local destinado à discussão pública, debates públicos, troca de bens e serviços, negócios e vida comunitária em geral, centro de diversas atividades culturais, baseado na noção de liberdade de expressão, constitui a referência principal para o projeto curatorial da Bienal de Arte Contemporânea da Maia, de 2021».
Na web, o fórum romano deu nome ao espaço virtual de reunião, espaço de discussão temática entre especialistas, espaço de possibilidade de expressão e troca de opiniões entre pessoas de zonas geográficas diferentes, ligadas pelas mesmas questões e assuntos de interesse comum.
Afirmando-se como criadores de múltiplas latitudes e de diferentes áreas artísticas, partilharam criações híbridas nas quais cruzam o vídeo com as artes plásticas, a fotografia, a literatura, a performance e a música, expandindo o campo da videoarte, somando-se o vídeo experimental, a vídeo-performance, a vídeo-poesia, a vídeo-fotografia, o vídeo-livro e o vídeo-concerto.
Ao longo da programação da Bienal de Arte Contemporânea da Maia 2021 estará em funcionamento o Serviço Educativo da Bienal, que apresenta um programa diversificado no âmbito das artes plásticas, artes performativas e arquitetura, dirigindo-se à comunidade numa envolvência de diferentes públicos e contextos.
PROGRAMA SETEMBRO (sujeito a alterações)
HORÁRIOS: terça-feira a domingo das 10h00 às 22h00
ENTRADA: Gratuita
11 Setembro 2021:
17h00 – Inauguração da exposição no Fórum e na cidade, na WEB e Rádio
Grande Auditório
18h00 – Concerto Performance de Ana Deus
Jardim Central
19h00 – Performance-concerto de Rodrigo Paglieri
19h30 – Performance jantar pelo Coletivo Café CCOP
20h00 – Concerto de O Gringo Sou Eu
Mostra de e-mail art
Criações digitais enviadas por e-mail, entre segunda-feira e sexta-feira, às 8h, durante o mês de setembro, mediante solicitação por e-mail bienalmaia21.on@gmail.com.
Televisão – Canal 180 (programa a anunciar)
Às segundas-feiras e às quintas-feiras, às 21h30, entre 13 setembro e 18 de outubro, o Canal 180, apresentará durante uma hora curtas-metragens, videoarte, vídeo-performances e criações digitais.
Rádio – Radio-Mapa Maia 21 (programa a anunciar)
Criações sonoras, concertos, entrevistas, conversas e debates.
Durante o projeto da Bienal, de 11 de setembro a 19 de outubro, entre as 10h00 e as 22h00, o artista Rodrigo Paglieri manterá em transmissão online uma programação marcada pela diversidade e pela interação entre a arte e o lugar onde esta acontece.
Radio-Mapa Maia 21 cobrirá os eventos da Bienal e dará conta de uma documentação poética da história e do dia-a-dia da cidade. Performances e criações sonoras, concertos, depoimentos, entrevistas e conversas com artistas e maiatos cruzar-se-ão e constituirão a programação da Radio-Mapa Maia.
Visita guiada e oficinas em família pelo coletivo de arte-educadoras ARiSCA.
Às 10h00, nos sábados: 18, 25 de setembro, 2, 9, 16 de outubro e terça-feira, 19 de outubro.
Visitas guiadas a grupos e todos os níveis de ensino, por marcação.