Águas Santas empata com FC Porto
O encontro entre o Águas Santas Milaneza e o FC Porto, que se realizou esta terça-feira, terminou empatado (32-32).
Nesta sexta jornada do Campeonato Placar de Andebol, viu-se o FC Porto deslocar-se ao terreno do Águas Santas Milaneza onde, na época passada, os maiatos haviam sorrido e festejado a vitória frente aos Campeões Nacionais.
Os dragões entraram com vontade de marcar, mas a equipa de Ricardo Moreira respondeu com os ataques a serem mais efetivos que as defesas. O capitão dos azuis e brancos, Daymaro Salina, bisou e concluiu um parcial de 0-3 – com o FC Porto a tirar proveito de um período de maior assertividade defensiva, com a ajuda de Nikola Mitrevski – dobrando o marcador (3-6) a favor dos Dragões. Manuel Lima quebrou o jejum de golos maiatos, mas António Areia ampliou a vantagem dos Campeões Nacionais (4-8). Alexandre Magalhães foi a jogo para dar boa conta de si, mas apesar das bolas paradas pelo guardião do Águas Santas Milaneza, no ataque, os alvinegros seguiram com dificuldades e viram Antonio Martínez dilatar a diferença para cinco (6-11) sensivelmente a meio do primeiro tempo.
A diferença entre as equipas seguiu entre dois e três golos, até que Ricardo Moreira usou o cartão verde para delinear a redução para a margem mínima – que se verificou com a assinatura do central Manuel Lima. Antes da recolha para os balneários assistiram-se a dois belos momentos, com Pedro Cruz a descobrir Francisco Fontes no meio da defensiva portista e, do outro lado, Rui Silva assistiu Diogo Branquinho para um golo aéreo que fechou os primeiros trinta minutos, com as equipas a recolher separadas por dois golos.
O FC Porto seguiu na dianteira, mas com o resultado em 26-28 e com dez minutos por jogar, Ricardo Moreira parou o encontro e os maiatos responderam de feição ao 7×6 azul e branco: três golos contra zero que se traduziram na primeira vantagem do Águas Santas Milaneza, 29-28.
A vantagem maiata foi desfeita por Daymaro Salina (30-31) mas Ricardo Moreira voltou a parar o encontro, a três minutos do apito final e levou João Furtado a concretizar o 31-31. Na resposta, imediata, Jakob Mikkelsen – melhor marcador do encontro com sete golos – deu novamente a vantagem aos Campeões Nacionais, que acabou por ser desfeita, novamente, por João Furtado. A três segundos do final, Carlos Resende ainda usou o seu último trunfo, mas o tempo revelou-se insuficiente para conquistar outro desfecho.
Amanhã, o Águas Santas viaja até Lisboa para se encontrar com o CF Os Belenenses, às 18h00.
Fonte: Federação de Andebol de Portugal