Alunos da Secundária da Maia estiveram no Parlamento Europeu
24 alunos da Escola Secundária da Maia participaram na Sessão Euroscola do Parlamento Europeu do dia 17 de fevereiro de 2023.
No dia 17 de fevereiro de 2023, 24 alunos da Escola Secundária da Maia participaram na Sessão Euroscola do Parlamento Europeu, em Estrasburgo, com cerca de 500 jovens europeus, sessão que teve, como refere o aluno João Marques, do 12.º C, como «tema a política comum europeia de combate à desflorestação, dentro do que se designa de Green Deal. As propostas que discutimos incidiam sobre a proibição da entrada na União Europeia de produtos exportados de países responsáveis pela desflorestação; a monitorização das áreas exploradas para a origem desses produtos e o boicote económico a esses mesmos países».
Esta participação derivou do prémio conquistado pelos alunos João Dias e Maria Inês d’Alte, do 10.º ano, na sessão nacional do Programa Euroscola em 2021, na qual participaram, pois, no ano letivo anterior, tinham sido eleitos deputados à sessão escolar do Programa Parlamento dos Jovens do 3.º Ciclo.
Como alude a Inês, agora no 12.º G, «a maior parte das viagens começa no dia em que está reservada a primeira noite no hotel, hostel, alojamento local ou Airbnb. A nossa começou cerca de dois anos antes. Dois anos antes, onde a nossa participação nos estava a valer um novo convite para participar. Foi um trabalho exigente e cansativo, mas, acima de tudo, de que nos orgulhávamos de ser os autores. Acabamos por vencer a fase nacional, o que fez tudo valer ainda mais a pena pela porta que agora se abria: a possibilidade de visitar o Parlamento Europeu, de sermos eurodeputados por um dia. Uma pandemia tentou estragar os planos, mas a nossa fé e persistência foram um pouquinho mais fortes. Quase dois anos depois, com mais 24 elementos do que os com que começamos a nossa jornada, sentamo-nos no hemiciclo do Parlamento Europeu, gratos, orgulhosos e a saber que tudo tinha valido a pena». Como testemunha o João Dias, «o europeísta mais convicto da Escola Secundária da Maia», também a frequentar o 12.º G, como descrever o que sentiram ao pisar «a casa… o coração… a expressão da democracia europeia»?
Para além da Sessão Euroscola, no dia 17 de fevereiro, estes 24 alunos tiveram ainda a oportunidade, entre os dias 16 e 18 de fevereiro, de visitar e conhecer um pouco da história da cidade de Estrasburgo, capital de Alsácia, de visitar a belíssima cidade de Colmar e a sua Petite Venise, bem como de visitar o campo de concentração de Natzweiler-Struthof. Como descreve o aluno João Marques, a visita a este espaço foi «tocante», pois «poder sentir o peso da tragédia europeia do século XX, o Holocausto, a ocupação e a guerra não é comum. Mas quando acontece, reforçamos profundamente o nosso apoio ao “nunca esqueçamos”, na defesa dos direitos humanos de que também se faz a identidade europeia.»
Esta viagem, «a nossa viagem», como conclui a Inês d’Alte, «ao contrário da maior parte das viagens, também não acabou no momento em que aterramos novamente no nosso aeroporto de origem. Continua a viver enquanto símbolo de união, parte daquilo que poderemos ser um dia, ou simplesmente como aquele dia que fomos, mais do que nunca, europeus».