Alunos da Vieira de Carvalho debateram “Fast Fashion” na Assembleia da República
Os alunos Filipa Silva, Ana Correia, Francisco Ferreira, Maria Vieira e Carolina Ramalho, do oitavo ano de escolaridade, da Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho, participaram, no dia 18 de dezembro, em duas comissões parlamentares na Assembleia da República.
Este grupo de jovens, através de um convite feito pela ASPEA (Associação Portuguesa de Educação Ambiental) teve a oportunidade de debater o tema “Fast Fashion” com deputados da Assembleia da República portuguesa, que resultou de um trabalho desenvolvido, a nível nacional, no âmbito do projeto em rede “Vamos Cuidar do Planeta”, que envolveu cerca de 8000 alunos/jovens e coordenado em Portugal por essa ONG. Os alunos levaram para o centro da tomada de decisões preocupações, problemas e possíveis propostas de solução sobre o “Fast Fashion”, consumo e descarte excessivo de roupas/produtos têxteis.
Segundo os alunos envolvidos, a sua participação nestas comissões parlamentares revestiu-se de grande importância não só pelo contributo das suas perspetivas, mas também pelo impacto educativo e pessoal que lhes proporcionou. Ao interagirem diretamente com os deputados e contribuírem para possíveis discussões parlamentares, os jovens tiveram a oportunidade de compreender o funcionamento do sistema democrático e de influenciarem a construção de políticas públicas mais alinhadas com as necessidades futuras. Acrescentam ainda que «este tipo de envolvimento sublinha a importância da participação cívica como pilar da democracia, reforçando a ideia de que todos, independentemente da idade, podem desempenhar um papel relevante na sociedade».
O convite da ASPEA para que jovens das escolas portuguesas, e neste caso da EBS Dr. Vieira de Carvalho, participassem neste tipo de iniciativas «é um exemplo inspirador de como a Educação pode capacitar os jovens para serem agentes de mudança, assumindo um papel ativo na construção de um planeta mais sustentável» explicam os responsáveis.