ASAE apreende mais de 2,5 milhões de euros em artigos de desporto na Maia
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) anunciou a apreensão de mais de 2,5 milhões de euros em artigos contrafeitos, num estabelecimento retalhista no concelho da Maia.
Na sequência da “Operação Limpo” foram «recolhidos diversos elementos probatórios relativos à prática dos ilícitos criminais, bem como apreendidas duas viaturas de alta cilindrada e 25.416 artigos de desporto contrafeitos, num valor total superior a 2,5 milhões de euros» diz a Autoridade, acrescentando a informação da detenção de «dois suspeitos de nacionalidade estrangeira, alegadamente pertencentes a uma vasta estrutura criminosa».
De acordo com a ASAE «este grupo operava por via aérea e terrestre, recorrendo a transportadoras internacionais, pagamentos digitais, moradas e identidades falsas, para introduzir na Península Ibérica produtos contrafeitos e falsificados. Estes artigos eram posteriormente distribuídos nos mercados regulares de Portugal e Espanha, onde eram vendidos a preços elevados como se fossem legítimos e autênticos» explica.
Foi instaurado o correspondente processo-crime por fraude sobre mercadorias, contrafação e uso ilegítimo de marca.
A terminar, a ASAE sublinha «a contrafação constitui um crime precedente do branqueamento de capitais e está frequentemente associado a infrações do foro tributário, laboral e ambiental, com elevado impacto nestes domínios. Neste pressuposto, a ASAE continuará a acompanhar o fenómeno da contrafação, promovendo a proteção da propriedade industrial dos titulares das marcas lesadas e garantindo a proteção dos consumidores».