“Biblioteca de Rua” na Maia facilita acesso à leitura
A Câmara Municipal da Maia assinalou hoje, dia 23 de abril, o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, com a inauguração da “Biblioteca de Rua”, um novo projeto de índole cultural na democratização da leitura disponível para a comunidade.
Implantada no espaço público dos jardins poentes do Fórum da Maia, contíguo à linha do Metro e em frente de um conjunto de bancos públicos, sob a forma de uma estrutura/armário sustentável, o município pretende assim continuar a apoiar e manter estas iniciativas de acesso à leitura e no fortalecimento do tecido social local.
Na génese deste projeto está a promoção do acesso ao livro e à leitura, num incentivo pela troca de livros entre os membros da comunidade. Livremente, poderão retirar um livro emprestado gratuitamente e, também doar o seu livro para partilhar com outros leitores. Para além de promover a leitura, pretende-se que sirva como ponto de encontro e leitura, onde as pessoas podem reunir-se, trocar ideias e interagir umas com as outras, ajudando assim a construir um sentido de comunidade e a promover a educação informal em ambientes públicos.
O projeto tem como mote «Leitura… use e abuse».