Câmara do Porto adota “Big Brother” do trânsito
A Câmara Municipal do Porto prepara-se para lançar um concurso público para aquisição de câmaras, destinadas a tornar automáticas as multas de quem estacionar de forma ilegal.
Segundo adiantou o Jornal de Notícias, esta terça feira, pelo menos dois carros da polícia estarão equipados com câmaras nos tejadilhos e devem começar a funcionar no próximo ano. Este novo sistema terá capacidade de reconhecer veículos em situação de estacionamento ilegal ou abusivo. A matrícula será registada e a multa é processada automaticamente.
Em declarações à TSF, o comandante da Polícia Municipal do Porto, António Leitão da Silva, referiu que «as multas em papel desaparecem» e que a recolha de dados é muito mais rápida «é um sistema utilizado em outros países. Através de câmaras devidamente certificadas, um polícia dentro de um carro patrulha faz a recolha das imagens de veículos que estão em contraordenação, faz a validação e automaticamente esse episódio passa para o sistema de controlo de trânsito da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária».
Este sistema irá permitir reconhecer carros estacionados em segunda fila, em cima dos passeios, a bloquear garagens ou a ocupar lugares reservados a pessoas com deficiência. Será possível multar uma fila inteira de carros mal-estacionados, enquanto até agora, os que estavam estacionados mais atrás conseguiam retirar as viaturas quando se apercebiam da presença dos agentes.
Este ano já foram contabilizados 10 284 reboques e 3011 carros bloqueados, na região do Porto.