Circuito Mundial de Voleibol: Campos e Pedrosa de ouro no Canadá
Esta segunda-feira, a dupla portuguesa de voleibol de praia Pedrosa/Campos conquistou a medalha de ouro no Beach Pro Tour Challenge de Edmonton, etapa do Circuito Mundial, realizada no Canadá.
O maiato Hugo Campos e o seu colega João Pedrosa subiram ao primeiro lugar do pódio, depois de vencer pela margem máxima (2-0: 21-16 e 21-18) os noruegueses Hendrik Nikolai Mol e Mathias Berntsen na final da competição.
Assim, os jovens de 22 e 23 anos tornaram-se a primeira dupla portuguesa a ganhar uma etapa da Taça do Mundo de Voleibol de Praia «não há palavras para descrever, porque viemos aqui com o objetivo de passar a qualificação e nem nos melhores sonhos acreditávamos que fosse possível sair daqui com a medalha de ouro» referiu João Pedrosa.
Segundo a Federação Portuguesa de Voleibol, é a primeira vez que a dupla portuguesa sobe ao lugar mais alto do pódio numa etapa Challenge do Beach Pro Tour (Circuito Mundial de Voleibol de Praia), mas é um passo firme dos atuais campeões nacionais em título.
Orientados por Leonel Gomes, João Pedrosa e Hugo Campos tinham como melhor classificação de sempre em etapas da categoria Challenge do Circuito Mundial, o quarto lugar no Beach Pro Tour Challenge de Torquay.
Nos quartos de final venceram pela margem máxima (2-0: 21-15 e 21-19) os neerlandeses Christiaan Varenhorst e Leon Luini.
Já nas meias finais, Pedrosa e Campos tinham já feito o impensável, ou seja, afastar da prova os categorizados Pedro Solberg/Gustavo Albrecht Carvalhaes (Guto), vencendo a dupla brasileira por 2-1 (18-21, 21-17 e 15-11).
Hugo Oliveira Campos tem 22 anos e é natural da Maia. Antes de se dedicar ao voleibol de praia, o atleta praticava voleibol de pavilhão, defendeu as cores do Castêlo da Maia GC e depois o SC de Espinho.
Em 2017 iniciou a dupla com João Pedrosa, de 23 anos e estrearam-se no Circuito Mundial no ano de 2019. Terminaram na quinta posição nos Jogos do Mediterrâneo de Praia de 2019. Em 2020, foram campeões do Torneio de Inverno de Voleibol de Praia em Ourense.
Em 2022, os dois jovens sagraram-se campeões mundiais universitários, ao vencer por 2-1 (21-17, 16-21 e 15-13), a dupla suíça Zurcher/Jordan na Final dos Mundiais Universitários de Voleibol de Praia (World University Championship Beach Volleyball) disputados em Maceió, no Estado de Alagoas, Brasil.