CM Maia divulga resultados do Prémio Arquitetura João Álvaro Rocha
Pela segunda vez, teve lugar na Maia, o Prémio Municipal de Arquitectura João Álvaro Rocha, o qual contou com uma maior participação.
À semelhança da primeira edição, a Câmara Municipal da Maia promove, de 10 de janeiro a 16 de fevereiro de 2025, na Galeria D. Manuel II do Fórum da Maia, a exposição de todas as obras admitidas à segunda edição do concurso de Arquitetura João Álvaro Rocha.
A divulgação dos resultados desta segunda edição vai acontecer no ato de inauguração da exposição, no dia 10 de janeiro de 2025, sexta-feira, pelas 21h30, dia de aniversário do arquiteto João Álvaro Rocha, no Pequeno Auditório do Fórum da Maia.
Os resultados vão ser comunicados pelo presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago, e pelo júri, presidido pelo vereador da Câmara Municipal da Maia, Mário Nuno Neves, e constituído pelos arquitetos Gonçalo Byrne, em representação da APJAR; Carla Garrido, designada pela Ordem dos Arquitectos; Teresa Calix e Ana Resende, pela Câmara Municipal da Maia.
A exposição vai contar com um programa paralelo de atividades dirigido às famílias e escolas, e uma sessão de cinema aberta ao público em geral, em parceria com o Cineclube da Maia, no dia 31 de janeiro.
O Prémio, não pecuniário, com periodicidade bienal, destina-se à valorização, reconhecimento e promoção de Edificações e Espaços Públicos, localizados no Município da Maia. Tem a característica invulgar de valorizar não só a qualidade arquitetónica e urbanística, mas sobretudo a função social, cultural e inserção urbana, sendo dado por isso relevância ao período pós-construção e à capacidade de resposta demonstrada pela obra ao propósito que presidiu à encomenda. Esta é a razão da obrigatoriedade das obras candidatas estarem construídas há mais de três anos.
«A Câmara Municipal da Maia atribuiu o nome do arquiteto João Álvaro Rocha (1959 – 2014) ao Prémio Municipal de Arquitetura como reconhecimento do seu trabalho em prol da qualidade da arquitetura e do urbanismo, uma parte significativa realizada no concelho da Maia, e com o objetivo da integridade e autenticidade da sua obra servir como referência ao Prémio» refere a autarquia».
O prémio, de iniciativa autárquica, é organizado pela APJAR – Associação Pró-Arquitectura João Álvaro Rocha, com o apoio da Ordem dos Arquitectos – Secção Regional Norte.