Conferência empresarial na Maia, marca início das comemorações dos 25 anos da AEBA

A AEBA- Associação Empresarial do Baixo Ave comemora em 2025 o seu 25º aniversário, com um conjunto de iniciativas diversas ao longo do ano.
O primeiro momento desta celebração será a Conferência AEBA 25 Anos, que decorrerá no dia 11 de abril, pelas 15h00, no Auditório do Fórum da Maia.
– Fernando Freire de Sousa, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, I.P. (CCDR-NORTE, I.P.) entre 2016 e 2020, irá demonstrar o quanto esta região contribui para a riqueza do Norte e de Portugal, com o tema “Partes que acrescentam ao Todo: o Norte e o Baixo Ave”.
– António Vitorino, presidente do Conselho Nacional para as Migrações e Asilo, apresentará a sua reflexão sobre as “Tensões Geopolíticas e seus Impactos Económicos”.
– Pedro Reis, ministro da Economia, encerará a Conferência AEBA 25 Anos cujo anfitrião é António Silva Tiago, presidente da Câmara Municipal da Maia.
A participação na Conferência AEBA 25 Anos é gratuita, mas sujeita a inscrição obrigatória através do website 25anos.aeba.pt, que contem toda a informação atualizada sobre os vários momentos e eventos das comemorações.
No dia 31 de outubro acontece a Gala do Associado AEBA 25 Anos, na Trofa, cujo convidado de honra será o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
Existirão ainda outras atividades planeadas, como a atribuição do Prémio Inovação AEBA 25 Anos, um Torneio de Padel, uma Corrida-caminhada, um Passeio de Bicicleta, um Rallye Paper, um livro, um filme comemorativo, uma exposição e a colocação na região da escultura que retrata a visão do empresário do Baixo Ave para o mundo.
AEBA quer reforçar laços entre associados e instituições
Fundada a 12 de abril de 2000 pelas mãos de 17 empresários da região, a AEBA «tem desempenhado um papel crucial na promoção do crescimento sustentável, da inovação e da competitividade das empresas do Baixo Ave» explica a Associação.
Volvidos 25 anos da sua criação, José António Azevedo, presidente da Direção da AEBA, complementa que «a nossa visão para a AEBA é de um projeto associativo multissetorial dinâmico e inclusivo, estabelecendo pontes entre as empresas e a envolvente externa, onde empresas de diferentes setores possam colaborar, partilhar conhecimentos e experiências, e trabalhar juntas na identificação e implementação de estratégias que impulsionem o crescimento empresarial e o desenvolvimento pessoal e profissional das pessoas».
Com o objetivo de envolver todos, a direção da AEBA convidou Luís Portela, fundador da AEBA e presidente da Fundação Bial, também o primeiro presidente da Assembleia Geral da AEBA (2000-2014), e o primeiro presidente do Conselho Consultivo (2014-2020), para presidir a uma comissão criada só para a programação e organização deste aniversário.
De acordo com Luís Portela, este ano será também marcado por objetivos concretos para o futuro «procuraremos dar maior notoriedade à AEBA, criar mais fortes laços de relacionamento entre os associados e as instituições públicas, conquistar um maior número de associados e reforçar o seu dinamismo económico, cada vez mais focados no mundo, ou seja, em se desenvolverem à escala global».