CPCJ organiza palestra para alertar os riscos da internet
Na passada sexta-feira, dia 19 de abril, decorreu uma palestra sobre os perigos na internet no quartel dos Bombeiros de Moreira da Maia. Nesta tarde estiveram presentes cerca de 200 alunos da Escola Vieira de Carvalho e da Escola Profissional ETAP.
Ana Pinheiro, professora da Escola Superior de Educação Paula Frassinetti, foi a oradora da palestra alertando os jovens para os principais riscos de navegar na web, como burlas, cyberbullying e roubo de dados pessoais.
Os principais objetivos desta sessão foram explicar aos jovens «um pouco sobre a utilização adequada do digital e os perigos que estão por trás de um mero acesso» e «apelar para a diminuição do tempo de utilização do telemóvel», disse António Marinho, presidente da CPCJ (Comissão de Proteção de Crianças e Jovens) Maia.
No início da palestra foi sugerido por Ana Pinheiro que todos os jovens guardassem o seu telemóvel num envelope até ao final da sessão. «A ideia do envelope surge até do desafio que me fizeram vir cá porque quando me lançaram este desafio de estar perto dos 200 jovens entre os 12 e os 18 anos, como imagina num auditório nós temos que pensar em estratégias diferentes mais inovadoras para poder alcançar e chegar aos mais jovens.» referiu Ana Pinheiro.
O mês de abril é o mês internacional da prevenção dos maus tratos na infância. Tudo começou em 1989, quando Bonnie Finney, uma avó norte americana, amarrou uma fita azul na antena do carro, em homenagem ao seu neto, vítima mortal de maus-tratos.
Esta é a segunda de três palestras dedicadas ao tema. A última ocorrerá pelas 18 horas, no dia 30 de abril, no Salão Nobre da Junta de Freguesia da Cidade da Maia, subordinada à temática dos crimes sexuais «esta tem um cariz mais direcionada a pais, a uma população mais adulta, de quem esperamos que possam ser os porta voz desta mensagem», acrescentou António Marinho.