David Marsh, perito de renome mundial, dará formação na Maia
12 docentes do Agrupamento de Escolas da Maia ainda frequentarão mais dois cursos internacionais sobre a abordagem CLIL (em Dublin e na República Checa).
Nos próximos dias 20, 21 e 22 de abril, o Agrupamento de Escolas da Maia irá receber o perito de renome mundial, David Marsh que estará acompanhado por Miriam J. Bernal, para dar formação aos docentes do Agrupamento interessados em implementar a abordagem CLIL (Aprendizagem Integrada de Conteúdos e Idiomas) nas suas práticas pedagógicas.
A implementação desta abordagem CLIL foi implementada no AEMaia em 2019 com uma turma do 7ºano de escolaridade da Escola Secundária. O objetivo é continuar a aumentar o número de turmas que beneficiam da utilização desta abordagem. Com esse intuito, concorreu a um projeto Erasmus+ de mobilidade pessoal aprendente, de modo a promover formação para os docentes interessados, intitulado “Getting Into CLIL”. Assim, a primeira atividade deste projeto será a formação dado por peritos internacionais.
O principal perito convidado é David Marsh, que apresenta um vasto currículo na abordagem CLIL em mais de 50 países, contribuiu para mais de 160 publicações e recebeu 5 diplomas do Reino Unido, Finlândia e Espanha. É doutorado, membro da Royal Society of Arts (Londres) e membro do Academic Advisory Council, EduCluster, University of Jyväskylä na Finlândia.
Já Miriam J. Bernal é professora assistente no Departamento de Educação da Universidade Europeia em Madrid, sendo Diretora do Mestrado em Educação Bilíngue. Tem várias qualificações académicas nas áreas de Tradução e Interpretação, Linguística do inglês, Estudos Interdisciplinares de Género, Educação para a Infância, Comunicação, Cultura, Sociedade e Política, e encontra-se a tirar o doutoramento em Filosofia e Ciências da Linguagem e um novo mestrado em Direitos Humanos.
Isaura Magalhães, a coordenadora responsável pela implementação da abordagem CLIL no AEMaia, considera que a presença destes peritos é uma oportunidade única de partilha de boas práticas e de inovação educacional e que é fundamental para captar a atenção de mais docentes para este projeto. Assim, este é mais um marco que irá contribuir para a continuidade do trabalho colaborativo e inovador, que tem vindo a ser desenvolvido no agrupamento.
O projeto Erasmus+ terá ainda mais dois cursos internacionais sobre a abordagem CLIL (em Dublin e na República Checa) que serão frequentados por 12 docentes do Agrupamento e receberá professores em formação e investigadores da Universidade da Catalunha.
No final deste projeto, pretende-se que, pelo menos, 12 professores com formação incluam a abordagem CLIL na sua prática diária. Assim, os alunos poderão beneficiar de todas as vantagens reconhecidas, nomeadamente uma maior consciencialização da multiculturalidade, um maior envolvimento e motivação por meio da contextualização de conteúdos em Inglês, um maior desenvolvimento linguístico e uma maior preparação para a vida académica e profissional.