Dia Europeu do Enoturismo
Hoje, 13 de novembro, celebra-se o dia Europeu do Enoturismo.
A Holidu, motor de pesquisa para casas de férias, partilha connosco as melhores regiões para os amantes de vinho, uma vez que os portugueses são os maiores consumidores de vinho da Europa.
Em Portugal, há um ditado que diz que “para bom entendedor, meia palavra basta”, convidamo-lo a ver esta lista e a visitar estes locais, e esperamos que depois disso, meio copo baste… Comece por ir rodando o copo para que o aroma comece a desabrochar, despertando um aroma educado de fruta e especiarias. Isto inicia uma reação em cadeia que começa no nariz e que depois o deixará com ‘água na boca’. O primeiro gole… a sensação da acidez e do corpo do vinho faz cócegas na língua, os sabores intensificam-se como se cada gole fosse um bloco de construção e de camadas. Isto são apenas algumas das sensações que irá descobrir ao beber vinho.
Nouvelle– Aquitaine em França, é a melhor região para os amantes de vinho. A região tem todas as características para ser o paraíso dos amantes do vinho: do Languedoc a Bordeaux, incluindo bebidas espirituosas como o Cognac e o Armagnac. Nouvelle Aquitaine tem mais de 11.000 vinhas e é a segunda maior área vinícola em França. O preço médio de uma garrafa de vinho é de 5 euros em Bordeaux, a sua principal cidade. O Sudoeste de França é também uma região turística conhecida pela sua gastronomia e pelas suas magníficas paisagens. Então, de que está à espera para ir e provar as especialidades regionais acompanhadas de um delicioso vinho?
Sicília – Itália, ocupa o segundo lugar do pódio e Castilia la Mancha em Espanha, ocupa o lugar mais baixo do pódio.
Setúbal– Em 9º lugar aparece Portugal. Setúbal é uma região onde sempre se trabalhou a terra, produzindo vinhos de perfil únicos e distintos. Uma terra de tradições, histórias e saberes passados de geração em geração. Com estes atributos, a região, é detentora de prémios nacionais e internacionais.
Holidu Tip: Poderá ainda, aproveitar várias atividades como a Rota dos Moscatéis, percurso pedestre dos Jardins de Vinhas e até programas familiares ligados ao vinho.
Metodologia:
A classificação foi elaborada em novembro de 2021. Para o estudo foram considerados o preço médio de uma garrafa de vinho (média gama), número de produtores de vinho no país, os litros de vinho consumidos per capita, o número de regiões vitícolas e o número de mestrados sobre enologia no país. Foi atribuído um peso a cada um destes dados e foi criado, então, uma classificação final das melhores regiões para os amantes de vinho.
Fonte: Holidu